Homem-Aranha-faz-20-Confira-5-curiosidades-sobre-a-producao-do-filme-de-2002-Avance-Games
PUBLICIDADE

Não parece, mas já faz 20 anos que Homem-Aranha estreou nos cinemas. Lançado no Brasil em 17 de maio de 2002, o filme dirigido por Sam Raimi tem um impacto cultural e social que ecoa até os dias de hoje.

Nascido de um projeto que já circulava em Hollywood desde os anos 1980 (quase sendo dirigido por James Cameron), o sucesso do longa é também um feito de sua época. Homem-Aranha faz parte de um momento histórico onde a fantasia e os fantasiados dos quadrinhos vieram pra dominar a cultura pop.

PUBLICIDADE

Relembrar a história da produção desse verdadeiro clássico dos cinemas é um convite pra viajar no tempo. Nomes famosos e o modo de fazer as mega produções hoje são bem diferentes. Confira a seguir 5 curiosidades sobre a produção de Homem-Aranha de 2022:

O impacto do 11 Setembro

O primeiro teaser trailer do filme trazia uma cena em que o Homem-Aranha prende ladrões fugindo em um helicóptero entre as Torres Gêmeas. Após o ato terrorista em 11 Setembro de 2001, o vídeo parou de circular e a cena deletada no corte final. Assista:

Além disso, a Sony havia distribuído alguns posters com o horizonte de prédios de Nova York refletindo nas lentes do Aranha, World Trade Center. O estúdio tentou recolher todo material, mas hoje algumas cópias ainda circulam por ai na mão de colecionadores.

Consta também que, depois do ocorrido, foram inseridas alguns detalhes para tornar o filme mais patriótico. A ideia O mais icônico, é certamente, o Homem-Aranha com a bandeira estadunidense ao fundo.

Herói no papel

Homem-Aranha-desenho-Spider-Man-2002-Avance-Games
Sony

Os esboços feitos por Peter Parker (Tobey Maguire), durante a montagem em que o personagem desenvolve seu uniforme, foram na verdade desenhados pelo quadrinista Phil Jimenez. Inclusive, isso faz do artista um dos dublês de Maguire, já que as mãos em close são suas.

Na época Jimenez era responsável pelos quadrinhos da Mulher-Maravilha, na DC Comics. Alguns anos mais tarde ele viria a desenhar a famosa capa onde o Spider-Man interage com o presidente Barack Obama.

Escolhendo Mary Jane

 kate hudson avance games

Kate Hudson e Tara Reid estavam entre as principais candidatas ao papel de Mary Jane Watson. Hudson era a favorita, contudo deixou o projeto para estar em As Quatro Plumas (2002).

Elizabeth Banks chegou impressionar nos testes, mas foi considera velha para o papel (ela tinha 27). A escolhida, Kirsten Dunst é sete anos mais nova do que Maguire. Banks ficou com papel da secretária Betty Brant.

Duende Verde sem medo

Homem-Aranha-Duende-Verde-luta-Spider-Man-2002-Avance-Games
Sony

Além da famosa máscara assustadora, a armadura do Duende Verde também teve uma versão anterior a do filme. Isto porque Willem Dafoe quis fazer suas cenas sem dublês, contudo, solicitou um traje mais leve.

Segundo dados da produção, a armadura que vemos na tela é composta de 580 peças, e levava meia hora para ser vestida. 95% do tempo de tela do vilão é realmente Defoe.

CGI de milhões… de horas

A última cena do filme, com o Homem-Aranha balançando pela cidade foi a mais demorada de todo o filme. Completamente criada através de CGI, sua execução começou no inicio das filmagens, e foi a última cena concluída no filme. Ao todo o processo levou, cerca de 18 meses.

Cavaleiro da Lua: 5 motivos para assistir a série (mesmo não sendo fã) da Marvel

marvel-celebrates-spider-mans-60th-anniversary-avance-games

Bonus:

Homem-Aranha foi lançado em 2002 para celebrar o 40° aniversário do personagem. Ou seja, em 2022, o Cabeça de Teia completa 60 anos de existência.

Onde assistir Homem-Aranha?

Atualmente o filme está disponível para assistir no Netflix, HBO Max e Globo Play, além de plataformas de aluguel.

PUBLICIDADE

10 COMENTÁRIOS