Não parece, mas já faz 20 anos que Homem-Aranha estreou nos cinemas. Lançado no Brasil em 17 de maio de 2002, o filme dirigido por Sam Raimi tem um impacto cultural e social que ecoa até os dias de hoje.
Nascido de um projeto que já circulava em Hollywood desde os anos 1980 (quase sendo dirigido por James Cameron), o sucesso do longa é também um feito de sua época. Homem-Aranha faz parte de um momento histórico onde a fantasia e os fantasiados dos quadrinhos vieram pra dominar a cultura pop.
Relembrar a história da produção desse verdadeiro clássico dos cinemas é um convite pra viajar no tempo. Nomes famosos e o modo de fazer as mega produções hoje são bem diferentes. Confira a seguir 5 curiosidades sobre a produção de Homem-Aranha de 2022:
O impacto do 11 Setembro
O primeiro teaser trailer do filme trazia uma cena em que o Homem-Aranha prende ladrões fugindo em um helicóptero entre as Torres Gêmeas. Após o ato terrorista em 11 Setembro de 2001, o vídeo parou de circular e a cena deletada no corte final. Assista:
Além disso, a Sony havia distribuído alguns posters com o horizonte de prédios de Nova York refletindo nas lentes do Aranha, World Trade Center. O estúdio tentou recolher todo material, mas hoje algumas cópias ainda circulam por ai na mão de colecionadores.
- Star Wars: 3 séries para quem quer começar a amar a saga
- El Muerto: Bad Bunny será aliado obscuro do Homem-Aranha em novo filme da Marvel
Consta também que, depois do ocorrido, foram inseridas alguns detalhes para tornar o filme mais patriótico. A ideia O mais icônico, é certamente, o Homem-Aranha com a bandeira estadunidense ao fundo.
Herói no papel
Os esboços feitos por Peter Parker (Tobey Maguire), durante a montagem em que o personagem desenvolve seu uniforme, foram na verdade desenhados pelo quadrinista Phil Jimenez. Inclusive, isso faz do artista um dos dublês de Maguire, já que as mãos em close são suas.
- Uncharted: Fora do Mapa | Resumo e história completa do filme de 2022
- Charlize Theron na Marvel: Conheça a personagem secreta de Doutor Estranho 2
Na época Jimenez era responsável pelos quadrinhos da Mulher-Maravilha, na DC Comics. Alguns anos mais tarde ele viria a desenhar a famosa capa onde o Spider-Man interage com o presidente Barack Obama.
Escolhendo Mary Jane
Kate Hudson e Tara Reid estavam entre as principais candidatas ao papel de Mary Jane Watson. Hudson era a favorita, contudo deixou o projeto para estar em As Quatro Plumas (2002).
Elizabeth Banks chegou impressionar nos testes, mas foi considera velha para o papel (ela tinha 27). A escolhida, Kirsten Dunst é sete anos mais nova do que Maguire. Banks ficou com papel da secretária Betty Brant.
- Sonic 2: Quem é Shadow, o ouriço preto?
- Starfield: Nova data de lançamento para o exclusivo de Xbox e mais
Duende Verde sem medo
Além da famosa máscara assustadora, a armadura do Duende Verde também teve uma versão anterior a do filme. Isto porque Willem Dafoe quis fazer suas cenas sem dublês, contudo, solicitou um traje mais leve.
Segundo dados da produção, a armadura que vemos na tela é composta de 580 peças, e levava meia hora para ser vestida. 95% do tempo de tela do vilão é realmente Defoe.
- Doutor Estranho 2 é para crianças? Entenda o motivo da classificação indicativa do filme
- Jurassic World 3: Assista ao trailer dublado de Domínio
CGI de milhões… de horas
A última cena do filme, com o Homem-Aranha balançando pela cidade foi a mais demorada de todo o filme. Completamente criada através de CGI, sua execução começou no inicio das filmagens, e foi a última cena concluída no filme. Ao todo o processo levou, cerca de 18 meses.
Cavaleiro da Lua: 5 motivos para assistir a série (mesmo não sendo fã) da Marvel
Bonus:
Homem-Aranha foi lançado em 2002 para celebrar o 40° aniversário do personagem. Ou seja, em 2022, o Cabeça de Teia completa 60 anos de existência.
Onde assistir Homem-Aranha?
Atualmente o filme está disponível para assistir no Netflix, HBO Max e Globo Play, além de plataformas de aluguel.
Comments 15