Joãozão Trombeta: Quem é e tudo sobre a história do vilão de Gato de Botas 2

Não tem como negar que Joãozão Trombeta é maior do que Lord Farquaad

Gato de Botas 2: O Último Pedido (Puss In Boots: The Last Wish) já é um dos mais cativantes filmes de 2023. Além de conferir o retorno do herói felino, a nova animação traz diversos antagonistas. Entre eles está o inusitado Joãozão Trombeta. Confira a seguir TUDO sobre este novo vilão do universo Shrek:

Quem é Joãozão Trombeta?

No filme João é o temido chefe de uma fábrica de tortas de ameixa e senhor do crime que planeja alcançar a Estrela dos Desejos. Ele coleciona vários criaturas e itens mágicos famosos pelos contos de fadas.

Entre os itens utilizados pelo vilão durante a trama, estão o tapete voador (do Aladdin), o Grilo Falante (do Pinóquio), assim como a espada Excalibur (do Rei Arthur).

Origem e história

Mas não é apenas a coleção que vem do mundo de histórias infantis. Antes de ser o Joãozão, ele era o Joãozinho. Isto porque no idioma original do filme, o vilão BIG Jack Horner é inspirado em uma famosa cantiga para crianças (ou canção de ninar) da Inglaterra, “Little Jack Horner“:

Pequeno Jack Horner
Sentado no canto,
Comendo sua torta de Natal;
Ele enfiou seu polegar,
E tirou uma ameixa,
E disse: “Que bom menino eu sou!”

A canção tem seus primeiros registros no Século XVIII (18), e teria como origem a sátira politica sobre abusos de autoridade. A versão de Gato de Botas 2 mescla esse elemento com os mais superficiais, como por exemplo a cor roxa das ameixas, assim como o uso do dedão como marca registrada.

Além disso, seu design com um corpo grande e desproporcional ao tamanho de sua cabeça, comunicam sobre este homem que “cresceu” mas manteve sua mentalidade pequena.

Desta maneira, João segue a linhagem de paródias tão engraçadas quanto complexas do universo Shrek.

Gato-de-botas-2-Joaozao-Trombeta-gtilo-Avance-Games
Universal Pictures

Na história de O Último Pedido, é contado que João Trombeta foi uma criança famosa. Contudo, com o passar do tempo acabou perdendo espaço para outras histórias infantis.

Desde então surgiu seu desejo de roubar e coletar itens dos contos de fadas. O golpe final seria chegar até a Estrela dos Desejos e pedir para ter toda magia do universo.

É interessante como a trama do filme incorpora um reflexo da “história real”. Isto porque, quando comparamos com outras histórias e cantigas, “Little Jack Horner” foi realmente esquecida no tempo. Sua popularidade é bem restrita aos países de língua inglesa.

Por que Joãozão Trombeta?

Esta falta de popularidade em outras línguas pode explicar o nome que o personagem ganhou na versão dublada em PT-Br. Assim, a tradução assinada por Bianca Daher buscou algo mais literal e cheio de humor.

Na versão original o vilão tem voz de John Mulaney. Já no Brasil Joãozão Trombeta é dublado por Bernardo leGgrand.

Gato de Botas 2: O Último Pedido é dirigido por Joel Crawford. Lançado nos Estados Unidos no final de 2022, o filme tem 1h 42m minutos de duração, com distribuição da Universal Pictures. Assista ao trailer dublado:

PUBLICIDADE

Leia também

DOM: Série baseada em fatos reais ganha trailer apresentando a temporada final

O Prime Video divulgou o trailer completo da terceira e última temporada de Dom. Livremente inspirada em fatos reais, a série brasileira Original Amazon...

Knuckles: a série dublado | Onde assistir online os episódios da temporada 1

Os fãs da franquia Sonic já podem comemorar! A nova série que dá continuação aos filmes do ouriço mais amado da cultura pop acaba...

O que achei de Sand Land, o jogo baseado na obra do mestre Akira Toriyama

Algo curioso sobre Akira Toriyama e que todos já sabem, é que o renomado ilustrador tinha um fortíssimo amor aos jogos digitais, e que...

Abigail: Sinopse, elenco classificação e tudo para assistir ao filme de terror

O terror Abigail já está disponível para assistir nos cinemas do Brasil. A trama gira em torno de uma bailarina de doze anos, filha...

Rebel Moon é baseado em qual jogo? Entenda a polêmica

Rebel Moon, a franquia de fantasia e ficção científica da Netflix dirigida por Zack Snyder já está disponível para assistir. Com visual impactante e...

Sword Art Online Last Recollection recebe último DLC

A Bandai Namco Entertainment America Inc. acaba de anunciar uma expansão inédita para o jogo SWORD ART ONLINE Last Recollection, trazendo uma seleção dos...