Jurassic-World-Cronologia-e-a-ordem-para-assistir-os-filmes-do-universo-de-Jurassic-Park-Avance-Games
PUBLICIDADE

Jurassic Park é uma franquia de ficção cientifica iniciada em 1993, expandida em um total de seis filmes, se considerarmos Jurassic World.

Baseado no livro de Michael Crichton, a primeira trilogia conta a história da tentativa de criar um parque temático onde vivem dinossauros são recriados no mundo atual a partir de manipulação genética.

PUBLICIDADE

O parque dá errado, porém as criaturas despertam a curiosidade e ganância para novas expedições. Os sítios onde os dinossauros estão, as ilhas Sorna e Nublar, são revisitadas em duas sequências. Esta primeira trilogia é composta dos seguintes filmes:

  • 1993 – Jurassic Park – Parque dos Dinossauros
  • 1997 – The Lost World: Jurassic Park (O Mundo Perdido)
  • 2001 – Jurassic Park III

Os livros Jurássicos

jurassic-park-card-avance-games

Os dois primeiros filmes são dirigidos por Steven Spielberg com uma sólida referência nos livros de Crichton.

Já o terceiro longa é conduzido por outro diretor, Joe Johnston. A trama deste não se baseia em um livro específico, ainda que faça a transposição para as telas algumas cenas presentes na segunda obra. Confira os livros:

Jurassic World

Quatorze anos depois, a história continua. Agora o parque enfim é aberto, Jurassic World. Sob o comando de Colin Trevorrow, inicia-se uma nova trilogia levando a história para um caminho onde todo espectador imaginou desde o inicio.

O parque se torna público, porém o custo do sucesso é a criação de dinossauros geneticamente híbridos que sejam mais ferozes, e por isso incontroláveis. A nova trilogia é formada pelos seguintes filmes:

  • 2015 – Jurassic World
  • 2018 – Jurassic World: Reino Ameaçado (Fallen Kingdom)
  • 2022 – Jurassic World: Dominion (Domínio)

Resumo da trilogia

O grande ponto de discussão desta segunda trilogia é se estas criaturas merecem ser tratadas como outros animais contemporâneos, ou se são meros monstros.

indoraptor-jurassic-world-avance-games

Dirigido por J.A. Bayona, Reino Ameaçado mostra alguns dinos sendo transportados para o continente após uma erupção na ilha. A ideia era uma operação de resgate, contudo o plano se mostra um grande complô para a realização de um leilão clandestino.

Algumas espécies chegam a ser de fato vendidas, porém a maior parte consegue escapar de sua jaula. Em Domínio saberemos o que acontece quando dinossauros passam a viver na natureza selvagem (saiba mais AQUI), ou sendo utilizado como armas vivas.

Universo expandido

Entrando na onda de transmídia, o universo de Jurassic World  foi expandido na série animada Acampamento Jurássico.

Com o título original de Camp Cetaceous, a história se passa após os eventos do filme de 2015. Depois de defeitos no parque, um grupo de jovens é obrigado vagar pela ilha em busca de resgate. Como resultado, eles acabam descobrindo diversos segredos nos laboratórios da InGen.

camp-cetaceous-avance-games

Apesar de direcionado para o público infantil, a animação da Netflix é sim considerada parte do cânone oficial. Assista aqui.

Curtas

Além disso, em 2019 foi lançado o curta metragem Jurassic World: A Batalha de Big Rock (no original, Battle at Big Rock). A aventura se passa depois dos eventos de Reino Ameaçado, e está disponível com dublagem no Telecine, e com áudio em inglês no YouTube. Confira:

Já em 2021 foi divulgado um prólogo para o Dominion. A cena leva o público de volta 65 milhões de anos atrás, para a conhecer a Terra antes dos humanos. Na sequência, o diretor mostra um pouco de um mundo em que dinossauros estão vivendo entre nós. Assista a seguir:

Jurassic Park / Jurassic World – Cronologia completa

Considerando todos os filmes e apresentações especiais de Jurassic, a linha do tempo completa é a seguinte:

  • 1993 – Jurassic Park – Parque dos Dinossauros
  • 1997 – The Lost World: Jurassic Park (O Mundo Perdido)
  • 2001 – Jurassic Park III
  • 2015 – Jurassic World
    2015 – Acampamento Jurássico
  • 2018 – Jurassic World: Reino Ameaçado (Fallen Kingdom)
  • 2019 – A Batalha de Big Rock
  • 2021 – Prólogo
  • 2022 – Jurassic World: Dominion (Domínio)

Chris Pratt, Bryce Dallas Howard e BD Wong são as principais estrelas da segunda trilogia. Já a clássica tem Sam Neill, Jeff Goldblum e Laura Dern como seus grandes astros.

Jurassic Park e Jurassic World são franquias da Universal Pictures.

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO