Lightyear Após polêmicas, filme da Disney-Pixar incluirá beijo gay entre duas pessoas do mesmo sexo Avance Games

Lightyear, o próximo lançamento da Disney-Pixar, incluirá um detalhe bastante significativo para a representatividade LGBTQ. Em matéria exclusiva da Variety, foi confirmado que a animação apresentará um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo.

Segundo a notícia, embora o estúdio não tenha questionado o relacionamento gay, a cena de beijo estava cortado do filme. Contudo, diante das polêmicas da última semana, o trecho voltou a fazer parte do corte final de Lightyear.

Entenda a polêmica

A decisão vem como resposta após a revelação de que a Disney teria financiado parlamentares que apoiaram projeto de lei, apelidada por ativistas como “Don’t Say Gay” (“Não diga Gay”, em tradução livre), criado por políticos conservadores da Flórida, onde se localizam os famosos parques temáticos da empresa. A denúncia foi seguida por uma carta assinada por vários estúdios ligados à Disney como Pixar e Disney Animation. O texto apontava “boicotes” à histórias e personagens LGBTQIA+ nos filmes.

O fato resultou em uma declaração do CEO da gigante do Mickey, Bob Chapek, pedindo desculpas e uma doação de U$$ 5 milhões para organizações LGBTQIA+, inclusive a tradicional instituição HRC (Campanha de Direitos Humanos, em português). Para alguns funcionários, o ato não tinha validade sem um compromisso público em oposição a lei, o que ainda segue em discussão.

A importância da cena

Nos últimos anos, é notável a intenção dos diretores e animadores de promover a inclusão de personagens LGBTQ nas produções Disney e Pixar. De casais no fundo da cena em Procurando Dory (2016) e Toy Story 4 (2019), chegamos à um casal de fato em Dois Irmãos (Onward). No filme de 2020, uma policial ciclope (Lena Waithe no original) menciona em algumas cenas sua namorada.

Outro momento importante foi Luca, cujo a trama foi abraçada por muitas pessoas como uma metafóra para a descoberta gay.

No caso de Lightyear, teremos uma personagem feminina significativa. Hawthorne (dublada por Uzo Aduba no original) a principal amiga do herói do filme estará em um relacionamento significativo com outra mulher, incluindo um beijo entre as duas.

Lightyear

Neste spinoff, saem de cena os brinquedos para ser contada uma história real. Ou quase isso. A ideia do longa é contar a trajetória do herói que inspirou a linha de brinquedos Buzz Lightyear. Mesclando elementos de ficção científica e aventura, assista ao primeiro trailer dublado de Lightyear:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui