Batem à Porta (Knock at the Cabin, 2023) | Crítica | Vale assistir?

Quando despontou em Hollywood com O Sexto Sentido (1999), o indiano M. Night Shyamalan logo foi comparado a outros diretores consagrados da indústria. Contudo, apesar de manter fãs fieis, aquela comparação a outros mestres do cinema hoje é mais resgatada como meme. Em Batem à Porta (2023), Shyamalan nos recorda o porque é um diretor que escreveu seu nome na história para além de comparações.

O long abre com uma sequência de créditos, com desenhos e escritos emulando páginas antigas. Por um lado, isso nos situa em uma genealogia dos filmes de suspense; desde os longas de conspiração e paranoia dos anos 70, até os anos 90 com os clássicos frequentadores da sessão Supercine. E assim Batem à Porta nos informa seu gênero.

Ao mesmo tempo, a abertura também é um breve respiro enquanto chegamos ao filme, ainda como visitantes curiosos. Isto porque, passado por esse bloco inicial, a trama já está em curso. Não há montagem de cenário ou lenta apresentação de personagens. Começou e vai.

Enquanto captura um gafanhoto para sua coleção, a pequena e curiosa Wen (Kristen Cui) conhece o estranho Leonard (Dave Bautista). Depois de uma conversa confortável, o adulto informa à menina que precisa levar uma mensagem para seus pais, o casal formado por Andrew (Ben Aldridge) e Eric (Jonathan Groff).

Assustada, Wen corre para a cabana. Enquanto isso, Leonard se une à outras três emissários da mensagem (grupo que inclui Nikki Amuka-Bird, Abby Quinn e Rupert Grint). E assim está formado muito o que veremos durante o longa.

Parte importante da potência de Batem à Porta está nas atuações deste reduzido elenco. Esta primeira cena é um bom exemplo.

Olhos e corações atentos

Kristen Cui compõe uma Wen que de fato parece uma criança, e não uma atriz-mirim. Sua curiosidade displicente e a forma com que invade a fala de um adulto traz naturalidade para sua composição.

No contraponto está o Leonard de Dave Bautista, em grande atuação. O ator surge em tela como gigante gentil, mas desconjuntado. Apesar da fala serena, sua mão acolhedora aparece enorme em tela. O visual “arrumadinho” de camisa social e óculos não parece conter o enorme corpo tatuado de Bautista. Sua simples presença liga o nosso alerta de que algo está fora do lugar.

E em grande parte, Batem à Porta é sobre isto. Apesar de ter associado sua imagem plot twists, M. Night Shyamalan parece inverter esta marca. Aqui a jogada é o quanto desconfiamos do que ouvimos e vemos.

Kirsten-Cui-Ben-Aldridge-e-Jonathan-Groff-Batem-a-Porta-Avance-Games
Ben Aldridge, Kristen Cui e Jonathan Groff formam uma família feliz em Batem à Porta

Nesta trilha, o diretor compõe um filme de suspense onde não existe um grande mistério a ser desvelado no final. Contudo, o longa se mantém tenso para o espectador de ponta a ponta.

M. Night Shyamalan se mostra um grande diretor, não só da técnica e twists, mas também da forma com que conduz a história, seus atores e sua audiência.

Em nuances e detalhes, o diretor nos leva para conhecer um adorável casal (Ben Aldridge e Jonathan Groff, em grandes atuações) e temer pelo futuro deles. Assim M. Night Shyamalan se posiciona como um dos grandes mestres do suspense.

Batem à Porta é indicado para maiores de 16 anos e já está disponível para assistir nos cinemas do Brasil em cópias dubladas e legendadas. Confira o trailer:

PUBLICIDADE

Leia também

The Rogue Prince of Persia é lançado em acesso antecipado. Confira como jogar!

O Príncipe Renegado de Persia é um emocionante jogo de ação e plataforma em 2D, com elementos de roguelike, desenvolvido pela Evil Empire. Ele foi lançado em acesso antecipado para...

Furiosa: Uma saga Mad Max dublado ou legendado | Onde assistir o novo filme

Furiosa é a nova aventura explosiva do universo Mad Max! Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth estão prontos para arrasar no novo filme que acaba...

Hellblade 2 chega ao Xbox Game Pass | Confira aqui como jogar com Xcloud

O lançamento de Senua's Saga: Hellblade 2 aconteceu agora dia 21 de maio marca um momento significativo no mundo dos jogos, trazendo uma continuação...

Novo Call of Duty: Black Ops pode ser revelado em breve

O entusiasmo para o próximo Call of Duty está começando a se intensificar graças a um novo site de teaser em thetruthlies.com, que apresenta...

Shadow of the Erdtree, DLC de Elden Ring recebe trailer de história

A FromSoftware e a Bandai Namco Entertainment Inc. divulgaram novas informações sobre o conteúdo da expansão ELDEN RING Shadow of the Erdtree. Essa expansão traz...

Bridgerton 3 dublado e legendado: Tudo para assistir a nova temporada da série do Netflix

A temporada 3 de Bridgerton já está online pra assistir. O novo bloco de episódios traz novamente no mundo da alta sociedade londrina do...