A PlayStation pode estar procurando tornar certas seções dos jogos mais fáceis para os jogadores, permitindo que um amigo ou outro usuário o complete para eles. Dificuldade nos jogos é frequentemente um tópico muito debatido, com alguns acreditando que todo jogo deve ter modos fáceis e difíceis para permitir maior acessibilidade. Outros argumentam que cada jogo deve ter seu próprio nível de dificuldade e forçar um modo fácil em um título degradará sua qualidade. Os fãs de jogos da FromSoftware, como Dark Souls e Elden Ring, estão envolvidos em debates sobre dificuldade há quase uma década, sem sinais de parar.
Embora a discussão sobre a dificuldade do jogo continue enquanto houver títulos que alguns acreditam serem muito fáceis ou muito difíceis, muitos acham que diminuir um pouco o desafio pode trazer maior acessibilidade. Isso é algo em que a PlayStation tem se concentrado muito ultimamente, com God of War Ragnarok e The Last of Us Part 1 apresentando recursos de acessibilidade em trailers.
Parece que a Sony está trabalhando em outra maneira de tornar os jogos do PlayStation potencialmente menos difíceis e mais acessíveis, conforme mostrado em um novo pedido de patente apresentado pela empresa. Essa patente permitiria que um usuário solicitasse ajuda de outro, o que permitiria que o segundo jogador entrasse em um ponto específico do jogo. Certos instantâneos serão criados, semelhantes aos checkpoints, que designam momentos específicos em que o usuário secundário pode entrar no jogo de outro.
Essa nova patente está sendo descrita pela Sony como uma forma de “interação de jogo” e, embora seja interessante ver um jogador poder convocar um amigo ou estranho para ajudá-lo em uma missão, isso já foi feito antes. A convocação é uma parte fundamental da jogabilidade de Elden Ring, por exemplo, pois os jogadores podem utilizar tanto outros jogadores quanto as AI Spirit Ashes contra certos chefes e em áreas difíceis. Convocar outros jogadores também foi um elemento da trilogia Dark Souls. Mas ver essa mecânica aparecer em mais jogos, especialmente no método que a Sony está tentando, seria intrigante.
Não está claro se a capacidade de ter outro jogador ajudando em uma seção difícil de um jogo removeria o jogador original dessa área ou permitiria um estilo de jogo cooperativo, mas em ambos os casos, isso certamente permitiria para uma diminuição da dificuldade de um título. Ao lado dessa patente da Sony, outra coisa que pode aumentar a acessibilidade para os gamers é um sistema para novas comunicações por meio de feedback tátil nos controladores DualSense, que permitiria até mesmo o envio de mensagens simples para um usuário.