O que esperar da IEM Brazil 2023

Com todos os times que participarão do Intel Extreme Masters Brazil 2023, o local das playoffs e finais também foi divulgado: os vencedores irão se enfrentar no Jeunesse Arena, parque Olímpico do Rio de Janeiro que já foi palco de outras competições do Esports, incluindo o IEM 2022.

As equipes participantes foram definidas seguindo o critério de 11 convidados e 5 vencedores dos classificatórios da Europa (entre 27 de janeiro a 10 de fevereiro), América do norte (entre 26 de janeiro a 16 de fevereiro), América do Sul (entre 26 de janeiro a 16 de fevereiro) e Ásia (entre 21 de janeiro a 27 de janeiro).

Os participantes serão: FaZe (Convidada), NAVI (Convidada), Fnatic (Convidada), Vitality (Convidada), NiP (Convidada), Heroic (Convidada), MOUZ (Convidada), OG (Convidada), FURIA (Convidada), Cloud9 (Convidada), Outsiders (Convidada), IHC (Via Qualifier asiático), 9Z (Via Qualifier SA), 9INE (Via Qualifier europeu), BIG (Via Qualifier europeu) e MIBR (Via Qualifier NA).

A premiação para o grande vencedor será de US$ 250 mil, além de garantir a participação da equipe no IEM Cologne 2023. Quem curte o Counter Strike e gosta de acompanhar ao vivo poderá adquirir os ingressos para a arena a partir do dia 6 de março. Outra alternativa é acompanhar através dos streamers do Twitch, como o Gaules.

FURIA-ESL
Das equipes convidadas, destaca-se a brasileira FURIA. Imagem reprodução ESL/Twitter

A fase de grupos terá início em 17 de abril, com as equipes divididas em duas chaves e as seis equipes vencedoras seguindo para os playoffs em 21 e 23 de abril. O ranking mundial e equipes do CS:GO definiu os convidados.

Participarão do campeonato duas equipes brasileiras, FURIA e MIBR. A FURIA entra no torneio da ESL como uma das equipes mais bem cotadas nas apostas de CS:GO da Midnite. A equipe chegou, em novembro último, às semifinais do IEM Major Rio 2022, mas acabou perdendo para a equipe russa Outsiders, que nunca tinha vencido no torneio.

Apesar da derrota, a equipe garantiu sua participação no IEM Brazil 2023, já que uma equipe da América do Sul ganharia uma vaga no campeonato. Mesmo com um histórico bom, a FURIA deve se mostrar mais atenta nas próximas partidas. No duelo contra a BIG pela IEM Katowice 2023, por exemplo, os brasileiros perderam de virada na segunda rodada.

Esse desempenho vem preocupando os fãs e a equipe técnica da empresa fundada em 2017. Afinal, o time por vezes vem mostrando no último ano resultados inconstantes, embora tenha ficado entre os quatro melhores das competições que participaram.

Já a MIRB vem de uma derrota na ESL Pro League S17, ao perder para a Eternal Fire. O jogo foi bastante disputado com viradas de ambos os lados, mas no final a defesa brasileira foi derrubada por imoRR e MAJ3R.

A equipe, no entanto, mostrou sua força ao se classificar para o IEM Brazil 2023 após vencer a Complexity no Closed Qualifier NA. Na mesma ocasião, as brasileiras paIN Gaming, 00Nation e Fluxo perderam.

Mas apesar de algumas derrotas, a MIBR tem muito que comemorar. Afinal, o time já passou por várias fases desde 2003 – quando ainda era Made in Brazil. Seus resultados nos últimos meses fizeram com que a equipe ganhasse fôlego e subisse no ranking mundial, ficando em 19º na última divulgação do CS:GO World ranking.

Essa foi sua melhor posição na história e o que ajudou a equipe achegar a essa posição foram as vitórias nas seletivas da Blast Paris Major 2023 – com playoffs que irão ocorrer entre 8 a 21 de maio – e resultados positivos no IEM Katowice e classificação para o RMR Américas e o já citado IEM Rio.

Heroic-ESL
Heroic é um dos favoritos. Imagem reprodução internet

Além das duas equipes representantes do Brasil, temos algumas das maiores internacionais. Uma delas é a norte-americana FaZe Clan, que vem como um dos favoritos devido aos resultados obtidos nas últimas competições do CS:GO.

Passando por uma excelente fase, a equipe de esports venceu somente em 2022 o Intel Extreme Masters XVII – Colônia, PGL Major Antwerp 2022, ESL Pro League Season 15 e o Intel Extreme Masters XVI – Katowice.

A norueguesa Heroic corre ao lado, com títulos importantes conquistados. BLAST Premier: Fall Finals 2022, Pinnacle Cup Championship e PGL Major Antwerp 2022: European RMR. Ela ainda chegou às finais do Intel Extreme Masters Katowice 2023 – quando perdeu para a G2Esports – e a Intel Extreme Masters Rio Major 2022 – quando foi vencido por 2×0 pelo Outsiders. Seu desempenho o levou à segunda posição do ranking de melhores equipes de Counter Strike do mundo.

No que compete às equipes participantes, o IEM Brazil promete ter grandes embates. Algo a se lamentar será a ausência da G2 Esports (1ª no ranking mundial), Team Liquid (3ª no ranking) e Team Spirit (9º no ranking).

As equipes não demonstraram interesse em participar do evento do Rio de Janeiro. Embora não haja uma resposta clara sobre a ausência, a decisão pode ter acontecido devido a uma incompatibilidade de agendas, já que outros como o Major da França começa pouco tempo depois, em 8 de maio.

PUBLICIDADE

Leia também

House of the Dragon 2 | Como assistir os episódios da nova temporada? Confira as datas!

Após a morte do Rei Viserys Targaryen, a temporada 2 de House of the Dragon mergulha no conflito sucessório que dividiu a Casa Targaryen...

A Casa do Dragão temporada 2 episódio 1 dublado | Onde assistir online

Pode comemorar, a espera finalmente terminou! A 2ª temporada de A Casa do Dragão (House of The Dragon) acaba de chegar online no streaming....

Elden Ring atingiu a incrível marca de 25 milhões de cópias vendidas.

Conforme divulgado no Twitter, a comemoração desse feito veio logo após a atualização de março de 2024. Isso indica que o título obteve um...

Que horas estreia a temporada 2 de A Casa do Dragão na Max?

A aguardada continuação de A Casa do Dragão, spin-off de Game of Thrones, estará de volta a partir deste domingo, 16, com os novos...

Bad Boys 4 tem cena pós-créditos? Tudo para assistir ao filme de 2024

À medida que se aproxima o final de Bad Boys 4 (Ride or Die), os fãs que curtiram o filme, já ficam na expectativa...

Bridgerton 3: Nova temporada da série está completa para assistir online

A terceira temporada de “Bridgerton” retornou com sua parte 2, e os fãs estão entusiasmados com os novos episódios disponíveis na Netflix desde 13...