MEDUSA: Conheça o premiado terror brasileiro que chega aos cinemas em março

Destaque na Quinzena dos Realizadores de Cannes, e no Festival Internacional de Cinema de Toronto, MEDUSA, de Anita Rocha da Silveira, estreia nos cinemas no dia 16 de março.

Desde sua primeira exibição, o longa fez uma trajetória de sucesso, recebendo prêmios em festivais como Sitges Film Festival (Melhor Direção), Tromsø Int. Film Festival (Melhor Filme), IndieLisboa (Prêmio Especial do Júri), Raindance Film Festival (Melhor Filme Internacional), Palm Springs Int. Film Festival (Menção Honrosa).

No Brasil, o filme foi o grande vencedor da Première Brasil do Festival do Rio 2021, com os prêmios de Melhor Filme, além de ter recebido os prêmios de melhor direção e melhor atriz coadjuvante para Lara Tremouroux.

Criando Medusa

Anita, que também assina o roteiro, explica que o filme partiu de sua própria observação da sociedade brasileira dos últimos anos, que voltou a defender um modelo de mulher “bela, recatada e do lar”. Além disso, uma série de notícias de jornais de 2015 sobre ataques contra jovens consideradas “promíscuas” por agressoras também mulheres chamou a atenção da cineasta.

“Às vezes, o cabelo era cortado e cortes feitos na face, pois era essencial deixar essa mulher ‘feia’. Os motivos declarados para tamanha violência variavam entre a vítima ser considerada ‘bonita demais’, ter ‘dado em cima’ do namorado de uma das agressoras, ‘se exibir’ com roupas provocativas, ter likes de muitos rapazes em fotos no Instagram e ser tida como ‘fácil’ e ‘piranha’ - tudo isso em um mundo onde as redes sociais se tornaram a principal ferramenta de vigilância.”

A protagonista do filme é Mariana (Mari Oliveira), uma bela jovem que, ao lado de suas amigas, se esforça para não cair em tentação, formando um grupo chamado de Preciosas do Altar.

Em uma tentativa de se manterem fiéis aos princípios da Igreja, elas vigiam e controlam suas próprias vidas e corpos, como também das mulheres que as cercam.

medusa-movie-2022-Avance-Games
Divulgação

Além disso, o longa também conta com nomes consagrados no elenco, como Thiago Fragoso e Joana Medeiros, e com as participações super especiais de Bruna Linzmeyer e Inez Viana.

Classificado pelo site Collider como um dos melhores filmes de terror de 2022MEDUSA começou a ser pensado em 2015, e foi filmado antes da pandemia, em novembro de 2019, mas reflete muito sobre o Brasil dos últimos anos.

Assista ao teaser trailer de Medusa, e nos cinemas 16 de março de 2023:

PUBLICIDADE

Leia também

Halo Temporada 2: Assista o teaser do episódio 6, “Onyx”

O episódio 6 da Temporada 2 de Halo, intitulado "Onyx", ganhou um teaser inédito. O capítulo será disponibilizado no Paramount+ em 7 de março, às 00h. Após...

Halo Temporada 2 Episódio 5 | Onde assistir dublado a série Paramount+

A 2ª temporada de Halo era aguardada com grande expectativa e também alguma apreensão pelos assinantes do Paramount+. A série adotou o formato semanal...

Filme de Borderlands é real e ganha trailer com elenco estrelado

“Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” é um filme baseado na popular série de jogos de tiro e aventura que se passa...

Avatar: O Último Mestre do Ar Bate Recordes da Netflix na Primeira Semana de Lançamento.

A série live-action de Avatar: O Último Mestre do Ar se tornou um sucesso oficial na Netflix. Apesar das críticas mistas, a adaptação atraiu...

Xógum: Afinal, a série do Disney+ se baseia em uma história real? Entenda a verdade

Você já assistiu a Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Shōgun), a nova série do FX que está disponível para assistir no Disney+ e no...

Os Farofeiros 2: Sinopse, elenco e tudo para assistir a comédia que vai te fazer viajar

Você está pronto para rir muito com a turma mais farofeira do Brasil? Então não perca Os Farofeiros 2, a comédia que promete arrancar...