Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre tem entre seus destaques Namor, O Príncipe Submarino. O anti-herói, um dos mais antigos da Marvel aparece em Black Panther: Wakanda Forever como o líder da nação de Talokan.
Entre os principais detalhes do povo subaquático, está o uso do gesto da mão chamado “Líik’ik Talokan”. Segundo Tenoch Huerta (Namor) e Mabel Cadena (Namora), a saudação não estava no roteiro, foi uma ideia que propuseram para Talokan detalhe característico.
Alex Livinalli (o guerreiro Attuma) disse ao CinemaBlend: “Foi uma coisa de consenso que estávamos tipo, você sabe, Pantera Negra, eles têm ‘Wakanda Forever’ e é tão poderoso, significa muito. nós precisamos de alguma coisa. Então, depois de uma conversa com o instrutor de idiomas, nós criamos ‘Erga-se, Talocan”, que é Líik’ik Talokan, que é como ‘sim, estamos aqui. Este é o nosso mantra, por assim dizer.'”
- Top Gun: Maverick soundtrack | Conheça TODAS as músicas na trilha sonora do filme de 2022
- Mortal Kombat | Quais os 15 personagens MAIS FORTES dos jogos
Poder ancestral
No filme é notável a influência na representação de civilizações de povos originários da América, como os Astecas e Maias. E, assim como Wakanda é conectada a deusa-pantera Bast, a cidade mesoamericana de Talocan teria a proteção de Kukulcan, a serpente emplumada.
A saudação “Líik’ik Talokan” é inspirada no gesto que é visto em muitos códices mexicanos antigos. Apesar de parecer uma “boca”, o gesto estaria associado aos raios do sol. No caso, um sol tão poderoso que brilha mesmo debaixo d’água.
Desta forma faz sentido alguns comentários na internet sobre posição de mãos lembrar o golpe Kamehameha, do anime mangá Dragon Ball.
Assista um vídeo promocional de Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre focado em Namor: