Para os fãs de um dos mestres do terror, já estão abertas as inscrições no curso Clive Barker: 70 Anos. A atividade ocorre de forma online e grátis, aos sábados entre 20 e 27 de agosto e 03 de setembro de 2022.
O curso é composto por 3 aulas teóricas sobre autor britânico nascido em Liverpoool completa sete décadas de vida em outubro de 2022. Sua obra tem sido intensamente revisitada e relembrada, inclusive no Brasil, onde vem ganhando edições caprichadas. Além disso, o próprio escritor prepara diversos novos lançamentos, entre livros e projetos para cinema e TV.
Este curso ministrado no Cine Passeio pelo crítico e pesquisador Marcelo Miranda pretende discutir a importância de Barker na ficção de horror e apresentar um balanço crítico de sua obra nas diversas vertentes que ela se apresenta desde os anos 1980.
- Halloween Ends ganha trailer e sinopse oficial anunciando o fim da saga!
- Sandman vs Lúcifer: Assista de novo a cena do Duelo no Inferno, ‘O Jogo mais velho’
Confira os detalhes sobre curso:
DATA/HORÁRIO:
20 e 27 de agosto e 03 de setembro de 2022, 15h às 17h. Aulas via Zoom.
INSCRIÇÃO:
Se inscreva de forma gratuita AQUI
O Predador: Resumo, cronologia e ordem para assistir os filmes da saga
DESCRIÇÃO DAS AULAS (EMENTA):
Aula 1 – 20/08
Clive Barker, 70 anos: A literatura
Em 1984, chegava às livrarias britânicas “Livros de Sangue: Vol 1”, provocando um tremor sem precedentes na ficção de horror em língua inglesa. Assinado por um então desconhecido Clive Barker, o livro reunia contos aterrorizantes que tinham o corpo, a pele, a carne e o sangue como seus principais (e tenebrosos) atrativos. Nesta primeira aula, vamos conversar sobre a vida e a formação de Barker, seus livros (não só os “de sangue”) e sua importância na concepção da “dark fantasy” moderna (influenciando autores como Neil Gaiman).
Aula 2 – 27/08
Clive Barker, 70 anos: O cinema
Depois de dois roteiros escritos para cinema cujos resultados fílmicos o deixaram insatisfeito, Barker decidiu assumir ele mesmo a adaptação de sua novela “The Hellbound Heart”. Disso surgiu “Hellraiser – Renascido do Inferno” (1987), que se tornou um clássico do gênero e uma franquia até hoje em andamento. Barker dirigiu apenas outros dois filmes posteriormente, mas sua presença no cinema permaneceu constante em adaptações, projetos produzidos por ele e influências várias. Nesta segunda aula, faremos um passeio pelo imaginário cinematográfico em torno da obra de Clive Barker, tendo ou não ele atrás das câmeras.
Aula 3 – 03/09
Clive Barker, 70 anos: As muitas artes
Conhecido especialmente pela literatura e pelo cinema, Barker é um multiartista talentoso em diversas áreas, em especial teatro, artes plásticas e quadrinhos. Nesta terceira e última aula, vamos trafegar pela mente inventiva do autor nestas várias manifestações, desde suas pinturas delirantes até as franquias de quadrinhos desenvolvidas a partir do sucesso de “Hellraiser”.