O curso “Cinema de Horror Italiano em quatro atos” fará um panorama do gênero no país ao longo de quarenta anos de produção ininterrupta – de 1957 a 1996. As aulas serão ministradas de maneira alternada por Beatriz Saldanha e Carlos Primati, oferecendo uma visão ampla das vertentes do horror no país, do mais realista e chocante ao absolutamente fantasioso.
A atividade será realizada nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, sextas, das 19h às 21h. As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
As inscrições podem ser feitas neste link. Confira a seguir o plano de atividades das aulas:
- Não! Não Olhe! (NOPE, 2022) | Crítica
- Marte Um: Filme de Minas Gerais será o representante do Brasil na corrida do Oscar 2023
Cinema de Horror Italiano | Aulas
Aula 1 | Castelos e fantasmas no horror italiano gótico e sobrenatural – com Beatriz Saldanha
• O cinema de horror italiano ressurge na era moderna com “Os Vampiros”
• Barbara Steele, a enigmática e quase onipresente musa do gótico italiano
• Os delírios multicoloridos de Dario Argento com sua obra-prima “Suspiria”
Aula 2 Os documentários ‘mondo’ e os extremos do cinema canibal – com Carlos Primati
• Exotismo, violência e morte em “Mundo Cão”, de Jacopetti, Prosperi e Cavara
• Os horrores da selva e o homem primitivo como monstro no cinema canibal
• A polêmica incontornável de “Canibal Holocausto”, de Ruggero Deodato
Aula 3 | O zumbi italiano dando vida nova e se apropriando do gênero – com Carlos Primati
• O pioneirismo (e senso de oportunismo) de Lucio Fulci com o cult “Zombi 2”
• Uma saga de excessos e absurdos nas várias continuações de “Zombi”
• O fim de ciclo com o poético, mórbido e controverso “Dellamorte Dellamore”
Aula 4 | Luvas pretas, facas afiadas e meias de seda nos filmes gialli – com Beatriz Saldanha
• A italianização do suspense na criação do giallo cinematográfico por Mario Bava
• A ‘trilogia dos bichos’ e o giallo definitivo na obra visionária de Dario Argento
• A sensualidade da morte e os assassinos psicopatas de um subgênero sedutor