Após toda a controvérsia envolvendo Cyberpunk 2077, a CD Projekt Red acaba de passar por mais um problema: um ataque cibernético que comprometeu seus sistemas internos.
A empresa divulgou o ocorrido em suas redes sociais, publicando um print de uma nota deixada pelos hackers.
Na nota, os invasores afirmam que roubaram os códigos fonte (que são a base de programação de um game) de Cyberpunk 2077, Gwent e The Witcher 3 – incluindo uma versão não lançada do jogo, possivelmente o upgrade para a nova geração de consoles que deve sair este ano. Caso um resgate não seja pago, eles ameaçam vender os códigos ou divulgá-los ao público.
A ameaça inclusive afirma que irão causar danos ainda maiores à reputação da desenvolvedora com a divulgação de informações internas. A CD Projekt já vem enfrentando desgaste com o público desde o lançamento desastroso de Cyberpunk, o que levou à uma queda brutal no valor de suas ações, totalizando um prejuízo de quase 2 bilhões de dólares ainda em dezembro.
Os criminosos afirmam que vão cumprir suas ameaças em 48 horas com o não pagamento do resgate. A empresa disse que não vai negociar nem ceder às demandas, já tendo entrado em contato com as autoridades competentes.
Essa não é a primeira vez que uma grande empresa de games sofre deste tipo de ataque. Em novembro do ano passado, a Capcom sofreu uma invasão em seus sistemas. Isso levou ao roubo de mais de 1 terabyte de arquivos, incluindo vazamentos de Resident Evil Village.
Resta aguardar pelo desenrolar dos fatos.