De acordo com um importante analista da indústria, a inclusão da franquia Call of Duty no Xbox Game Pass teria um “impacto notável no número de assinantes”.
Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa da Ampere Games, disse à GamesIndustry.biz: “Se Call of Duty for adicionado dia e data ao Game Pass, isso terá um impacto notável no número de assinantes. Além disso, a inclusão do Warzone com vantagens adicionais do Game Pass ajudará no engajamento e na retenção.“
Ele também observou: “A Activision Blizzard tem estado inativa em termos de trazer seus jogos para serviços de conteúdo até agora, então a extensão do impacto positivo não é realmente conhecida”. Embora alguns títulos de Call of Duty tenham sido incluídos no PlayStation Plus, eles geralmente são alguns anos mais antigos.
Esses comentários seguem relatos de que a Microsoft ofereceu à Sony o direito de oferecer Call of Duty em seu serviço de assinatura PlayStation Plus.
A Bloomberg afirma que a oferta foi feita em um esforço para apaziguar a FTC dos EUA e aprovar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 69 bilhões.
A publicação afirma que a Microsoft ofereceu a concessão além de sua oferta de 10 anos para lançar a franquia nos consoles PlayStation. Recentemente, entrou em um acordo semelhante com a Nintendo.
A Bloomberg entende que a Sony ainda não aceitou o acordo, pois continua lutando contra a fusão que levaria a Microsoft a assumir o controle da maior terceira parte do setor e uma de suas maiores franquias.