A Saga do Tio Patinhas: Quadrinhos de Don Rosa estão banidos pela Disney por representação racista

 A Saga do Tio Patinhas é considerada um dos grandes clássicos da Disney nos quadrinhos

 A Saga do Tio Patinhas, arco que narra a trajetória de vida Disney do ricaço pato, é considerada um dos pontos altos da Disney nos quadrinhos. Contudo, talvez em breve não seja possível ter a publicação em sua coleção.

Isto porque o autor Keno Don Rosa publicou no último dia 14 de fevereiro, em sua página oficial no Facebook, a informação de que duas HQs Disney de sua autoria estão banidas de futuras republicações.

Don Rosa reproduziu o conteúdo do e-mail que recebera de uma editora (não revelada por ele) sobre essa decisão que o deixou surpreso:

“Como parte de seu compromisso contínuo com a diversidade e inclusão, a The Walt Disney Company está em processo de revisão de sua biblioteca de histórias. Como resultado disso, algumas histórias que não se alinham aos seus valores deixarão de ser publicadas. Isso vale para duas de suas HQs clássicas, O pato mais rico do mundo e Uma vida de sonho. Elas não mais farão parte de nenhuma reimpressão ou novas coleções”.

Entenda o caso

Especula-se que o motivo dessa determinação seja o fato de que as duas HQs resgatam o personagem Corongo (ou Zumba), um morto-vivo africano criado em por Cal Barks para uma aventura do Tio Patinhas que, já faz algum tempo, é questionada por seu teor supostamente racista.

A Saga do Tio Patinhas (The Life and Times of Scrooge McDuck) é formado por uma série de histórias que buscam contar como o pato construiu sua riqueza ao longo de diversas aventuras que atravessam décadas.

“The Empire-Builder from Calisota” é o 11º e penúltimo capítulo da Saga . A história de 1994 resgatam o personagem Corongo (também chamado de Zumba ou Bombie the Zombie).

Sua origem por sua vez está ligada à uma trama de Carl Barks, Voodoo Hoodoo (1949), onde Patinhas expulsa uma comunidade de África de suas terras para roubar suas riquezas.

Após as ordens do líder local, Bombie / Corongo passa a vagar com a missão de entregar um encatamento ao controverso pato. Deste então o personagem passou a integrar a mitologia da Família Pato.

O personagem reapareceu na animação Ducktales de 2017, porém com um novo visual e desconectado de uma origem africana:

bombie-corongo-2017-Avance-Games
Bombie conforme criado por Carl Barks e sua versão 2017 em Ducktales (Disney)

No caso das histórias citadas, O pato mais rico do mundo é o capítulo 11 de 12; enquanto Uma vida de sonho é uma espécie de história extra para A Saga do Tio Patinhas. Não é possível dizer se todas as histórias que formam a coleção serão banidas junto, contudo a Panini voltou atrás em uma republicação da Saga.

A primeira história pode ser encontrada no Brasil em A Saga do Tio Patinhas (Editora Abril, 2015) e Biblioteca Don Rosa – Volume 5 (Editora Abril, em 2018, e Panini, em 2021). Já Uma vida de sonho foi publicada em Biblioteca Don Rosa – Volume 10 (Panini, 2020).

A-Saga-do-Tio-Patinhas-Corongo-Bombie-Avance-Games
PUBLICIDADE

Leia também

A Casa do Dragão temporada 2 dublado: Onde assistir online o episódio 2

A 2ª temporada de A Casa do Dragão (House of The Dragon) já é um dos grandes sucessos do streaming de 2024. Após os...

Entrevista com o Demônio dublado: Quando assistir ao terror no Brasil?

Você já imaginou um talk show que vai além das celebridades e fofocas? Bem-vindo ao Entrevista com o Demônio (Late Night With The Devil),...

Sorria 2 ganha trailer dublado com Naomi Scott

A sequência de “Sorria” está a caminho! Sorria 2 (Smile 2), o novo filme da franquia de terror que fez sucesso em 2022, acaba de...

Divertida Mente 2 dublado! Onde assistir o filme da Disney-Pixar

O você tem na cabeça? Divertida Mente 2 já está nos cinemas de todo o Brasil, trazendo a tão esperada continuação da história de...

Elden Ring: Shadow of the Erdtree recebe incrível trailer de lançamento

A expansão Shadow of the Erdtree de Elden Ring será lançada amanhã, 21 de junho de 2024. Nessa nova aventura, você explorará o Reino das Sombras, enfrentando...

House of the Dragon 2 | Como assistir os episódios da nova temporada? Confira as datas!

Após a morte do Rei Viserys Targaryen, a temporada 2 de House of the Dragon mergulha no conflito sucessório que dividiu a Casa Targaryen...