Final Fantasy XVI, Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy VII Rebirth atualmente são todos exclusivos temporários do PlayStation, mas eles podem nunca chegar ao Xbox, pois a exclusividade dos títulos da Square Enix parece que vai piorar em um futuro próximo.
No fórum ResetERA, o user Head on the Block forneceu informações corretas sobre vários títulos japoneses, comentou recentemente sobre os acordos de exclusividade entre PlayStation e Square Enix, dizendo que eles estão prestes a ficar muito, muito piores. Embora seja improvável que o informante esteja se referindo a uma possível compra da editora da série Final Fantasy, já que algo assim nunca vazaria dessa forma, parece que a relação entre as duas empresas vai ficar cada vez mais estreita.
Se isso for verdade, será muito desagradável para os jogadores de Xbox, pois isso força a compra de um console PlayStation, ou um PC gamer, para aproveitar títulos como Final Fantasy XVI. O anúncio de Final Fantasy XIV para Xbox Series X e Xbox Series S depois de anos de exclusividade do console PlayStation parecia indicar uma mudança na postura da editora sobre a exclusividade, mas parece que muitos dos maiores títulos da editora podem nunca chegar aos consoles da Microsoft.
Enquanto isso, o trabalho na versão para PC de Final Fantasy XVI continua. De acordo com o produtor Naoki Yoshida, um SSD pode ser necessário para jogar o jogo, pois nenhuma quantidade de otimização pode superar a barreira de hardware de um disco rígido mecânico.