Se você já tava sonhando em conquistar corações e viver aquele romance épico em Avowed, pode ir guardando as flores e os versos apaixonados. Carrie Patel, diretora do jogo, revelou que a ideia de incluir relacionamentos românticos foi praticamente descartada. O motivo? Isso desviaria o foco da experiência central do game.
RPGs com romances não são novidade. Aliás, até Kingdom Come: Deliverance 2 embarcou nessa onda. Mas Avowed resolveu nadar contra a corrente e eliminou quase completamente a possibilidade de flertar com seus companheiros de jornada. Durante sua participação no podcast IGN Unlocked, Patel explicou que, na sua visão, as opções de romance acabam “enfraquecendo” a experiência, fazendo com que os jogadores se preocupem mais com os envolvimentos amorosos do que com a trama ou até mesmo com o desenvolvimento dos próprios personagens.
Em vez disso, a ideia foi criar laços mais naturais, baseados em conexões genuínas entre os companheiros de aventura. Ou seja, esqueça diálogos açucarados e aquele famoso “vamos para um lugar mais privado?”. A proposta é algo mais próximo de fazer novas amizades do que engatar um romance cinematográfico.
“Minha esperança é que os jogadores criem conexões naturais com os companheiros, recebam deles exatamente o que quiserem e na mesma medida que se dedicarem à relação”, afirmou Patel. Segundo ela, o objetivo era fazer com que os laços fossem parecidos com “conhecer novos amigos” – sem precisar trocar olhares apaixonados no meio da batalha.
Essa abordagem pode fazer de Avowed um ponto fora da curva no gênero, principalmente depois do sucesso de Baldur’s Gate 3, que praticamente virou um simulador de encontros para alguns jogadores. Até agora, nem a Obsidian Entertainment nem a Xbox Game Studios divulgaram quantas cópias Avowed vendeu desde seu lançamento em 18 de fevereiro, mas o jogo já recebeu um patch no primeiro dia para corrigir algumas falhas.
Apesar de não ser um mundo aberto, a Obsidian já garantiu que há muito para explorar. O jogo tá disponível no Game Pass Ultimate e PC Game Pass, e os assinantes ainda podem fazer um upgrade para a versão premium com um baita desconto. Ou seja, mesmo sem romance, tem muita coisa pra se apaixonar em Avowed.