O MMORPG de longa duração da Square Enix, Final Fantasy 14, é uma carta de amor à franquia, repleta de referências a personagens, locais e temas icônicos. Como todos os jogos de Final Fantasy, Final Fantasy 14 conta sua própria história separada que não requer jogar em nenhum outro título, embora recompense fortemente os jogadores que o fizeram. A última expansão, Final Fantasy 14: Endwalker de 2021, faz muitas referências ao Final Fantasy 4 de 1991, particularmente com a introdução de Golbez.
Apesar de amarrar um arco de história de 10 anos com sua conclusão dramática, Endwalker não é o fim da história de Final Fantasy 14. Uma história pós-Endwalker está se desenrolando através de grandes atualizações, com a recente atualização 6.2 Buried Memory revelando a identidade do último vilão do jogo. Embora ele tenha sido visto ocasionalmente até este ponto, os jogadores só podiam especular sobre a identidade do antagonista até que ele finalmente fosse confirmado como Golbez, um dos principais antagonistas de Final Fantasy 4. Com tantas referências a Final Fantasy 4 em Endwalker, não é surpresa que Golbez seja o próximo desafiante do Guerreiro da Luz. Então a partir de agora, cuidado! Spoilers de Final Fantasy 14: Endwalker e Final Fantasy 4 à frente.
Golbez de Final Fantasy 4 tem um começo trágico
Apesar de sua personalidade de vilão malvado, a origem de Golbez é trágica. Nascido como o meio-lunar Theodor, filho dos pais Kluya e Cecilia, ele estava determinado a aprender magia, pois seu pai era um mago talentoso. Seu pai foi atacado por aldeões que discordaram de seus ensinamentos, e Theodor tentou sem sucesso lançar Cure para salvar seu pai moribundo. Mais tarde, sua mãe Cecilia morreu em trabalho de parto dando à luz Cecil, o principal protagonista de Final Fantasy 4. Sob a influência do controlador da mente Lunarian Zemus, Theodor foi renomeado Golbez e forçado a abandonar seu irmão recém-nascido, iniciando assim uma história de rivalidade entre os irmãos.
Golbez relutantemente faria o lance de Zemus ao longo de Final Fantasy 4, trabalhando para reunir os cristais de Água, Fogo, Terra e Vento, bem como os quatro cristais das Trevas. Ao trazer todos os oito para a Torre de Babil (outro local de Final Fantasy 4 referenciado em Endwalker), o Gigante de Babil poderia ser convocado para destruir toda a vida na Terra e permitir que os Lunarians da lua se estabelecessem lá. Golbez conseguiria convocar o Gigante, embora ele seja libertado do controle mental de Zemus graças ao membro do grupo Fusoya. O Golbez libertado percebe que está lutando contra seu próprio irmão e une forças com Cecil, virando a maré na luta contra Zemus.
Golbez e seus lacaios em Final Fantasy 14
Durante o mandato de Golbez como antagonista de Final Fantasy 4, Zemus forneceu a ele quatro poderosos Archfiends: Scarmiglione, Cagnazzo, Barbariccia e Rubicante. Scarmiglione é encontrado como o chefe final da masmorra The Fell Court of Troia de Final Fantasy 14, e Barbariccia é o oponente no novo Storm’s Crown Trial. Os jogadores de Final Fantasy 14 podem esperar enfrentar os Archfiends restantes, levando a um confronto com o próprio Golbez.
É incerto quais são os motivos de Golbez além de algumas linhas enigmáticas sobre seu desejo de “ganhar a redenção para esta estrela”. Como ele é um residente do Thirteenth Shard, um reino que foi consumido pela escuridão, é possível que as intenções de Golbez sejam de alguma forma trazer luz de volta ao seu reino e restaurá-lo. Semelhante ao seu papel em Final Fantasy 4, este Golbez pode ter intenções mais nobres do que imediatamente aparentes. Assim como o Guerreiro da Luz teve uma contrapartida em The First de Shadowbringers, Golbez pode ser outro reflexo de um dos heróis de Final Fantasy 14.