O mais recente grande lançamento da Sony, Concord, chegou na semana passada para PS5 e PC. Embora o shooter online seja divertido e tenha um visual impressionante, parece que pouquíssimas pessoas estão jogando, com base em números e estatísticas realmente preocupantes.
Concord foi oficialmente anunciado no ano passado com um pequeno teaser, seguido por um trailer em CG lançado em maio, que foi amplamente criticado. No entanto, um vídeo de gameplay divulgado posteriormente trouxe um pouco mais de esperança. Este FPS sci-fi PVP, exclusivamente online, não é gratuito, custando R$200,00. Quando joguei a versão beta em julho, fiquei preocupado que o preço pudesse dificultar sua aceitação em um mercado tão competitivo. Agora, observando os números disponíveis, parece que Concord pode ser um dos maiores fracassos de 2024.
Assim como Helldivers 2—outro shooter cooperativo publicado pela PlayStation—Concord foi lançado para PC via Steam e para PS5. Portanto, podemos dar uma olhada no Steam.db (um site de terceiros que rastreia e registra o número de jogadores) para ver como Concord está se saindo. E, pessoal, os números são desanimadores.
Pouquíssimas pessoas estão jogando o novo FPS da Sony no Steam.
Até o dia 26 de agosto, Concord ainda não conseguiu atingir 1.000 jogadores simultâneos no Steam. Desde o lançamento, o maior número de jogadores registrados ao mesmo tempo foi de apenas 697. Em comparação, Helldivers 2 tem uma média de 18 mil jogadores ativos por dia, com um pico de 450 mil. Enquanto isso, o shooter da Valve, Deadlock—que nem foi totalmente lançado—já conta com mais de 80 mil jogadores.
Agora, muitas pessoas na internet assumem incorretamente que um número alto de jogadores é o único indicador de sucesso para todos os jogos, o que não é verdade. Mas quando estamos falando de um shooter multiplayer exclusivamente online, projetado para ser jogado com outras pessoas, sim, os números são importantes.
No PS5, é mais difícil obter dados precisos, pois a Sony não divulga publicamente quantas pessoas estão jogando um jogo. No entanto, podemos olhar para a lista de mais vendidos no site oficial da PlayStation para ter uma noção do que está sendo comprado e o que não está. Atualmente, Concord é o 37º jogo mais vendido na PSN.
Se este fosse um shooter online de uma editora menor, isso não seria tão ruim. No entanto, estamos falando do mais recente exclusivo da PlayStation. Concord simplesmente não está conseguindo se conectar com o público da mesma forma que outros jogos de primeira linha da Sony, como God of War e The Last of Us.
E agora, o que acontece? Não tenho certeza. Acredito que veremos alguns fins de semana gratuitos para Concord em breve, numa tentativa de colocar o jogo nas mãos de mais pessoas. Mas também acho que a Sony terá que admitir que o preço de R$200,00 foi um erro para este jogo, e relançá-lo como um título gratuito ou oferecê-lo gratuitamente para todos os assinantes do PS Plus por um mês.
Caso contrário, é provável que, em poucas semanas, ninguém além dos fãs mais dedicados ainda estará jogando Concord em qualquer plataforma.
Fonte: kotaku