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15 Anos de Batman: Arkham Asylum – Quando o Morcego mudou as regras do jogo!

Marlon Henrique by Marlon Henrique
11/09/24
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De tempos em tempos, algo nos faz lembrar o quão rapidamente o tempo passa, quase sem que percebamos. Nessa semana comemoramos o 15º aniversário de Batman: Arkham Asylum. Sim, aquele que muitos consideram o melhor jogo estrelado por Bruce Wayne agora tem idade suficiente para tirar carteira de motorista. A série Arkham já teve seus dias de glória, especialmente com a recepção dividida do mais recente título da Rocksteady no universo da DC, Suicide Squad: Kill the Justice League. No entanto, ao olharmos para o início de tudo, Arkham Asylum ainda se destaca como uma experiência notável que estabeleceu um novo padrão para jogos de super-heróis.

Arkham Asylum começa com uma sequência sombria em uma noite chuvosa em Gotham City, e essa atmosfera persiste ao longo do jogo. O Cavaleiro das Trevas está escoltando seu arqui-inimigo, o Coringa, até o famoso asilo. Enquanto ele e os guardas conduzem o palhaço para dentro, Batman avista alguns dos vilões que ele já capturou ao longo dos anos, como o Crocodilo, e eles não estão nada felizes em revê-lo. Rapidamente, fica claro que um verdadeiro panteão de vilões de Batman está preso ali. Não é surpresa que o Coringa tenha armado uma armadilha e tomado o controle do asilo. Além de enfrentar vários personagens coloridos de sua galeria de vilões, Bruce também terá que confrontar alguns de seus próprios demônios em Arkham antes de poder voltar para casa.

Os outros jogos da série Arkham são bons à sua maneira, mas nenhum deles capturou a mesma sensação de confinamento e medo que sentimos em Asylum. Isso ocorreu antes da série fazer a transição para o mundo aberto, então a estrutura no estilo Metroidvania de Asylum parece mais focada. Bruce adquire novas ferramentas que lhe permitem explorar diferentes áreas do asilo e enfrentar novos inimigos. Uma das ferramentas mais memoráveis é o gel explosivo, que ele usa para explodir paredes frágeis e acessar novas áreas. Apesar da seriedade sombria, a narração de Kevin Conroy nos faz lembrar que há um toque de brincadeira sob o capuz. Voar por Gotham é uma forma de se sentir como o Batman, mas aproveitar ao máximo situações com ferramentas e tecnologia é o que define quem Bruce Wayne realmente é.

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No entanto, o cinto de utilidades é apenas uma parte de ser o Batman. O maior detetive do mundo também investiga cenas de crime com a mecânica de Visão Detetive. As ferramentas que a Rocksteady criou para rastrear evidências e recriar visualizações dos crimes capturaram essa parte do personagem de Batman melhor do que qualquer outra adaptação de videogame na época. Essa abordagem ainda é emulada por jogos como Cyberpunk 2077. Foi um acréscimo bem-vindo para o desenvolvimento do personagem e para a atenção aos detalhes ambientais enquanto atravessávamos o asilo e enfrentávamos os inimigos.

E, meu Deus, os jogos Arkham têm um sistema de combate tão ágil e fluido que nos faz sentir tanto acrobáticos quanto poderosos, uma força a ser reconhecida. O combate corpo a corpo é tão fluido que algumas pessoas brincam que é como um jogo de ritmo, permitindo que saltemos entre os capangas com uma fluidez que praticamente faz Bruce dançar no campo de batalha. Mas não seria o Batman se ele apenas entrasse com os punhos em ação como regra. As mecânicas de furtividade em Arkham Asylum eram bastante indulgentes, mas permitiam que ficássemos em cima dos bandidos desprevenidos e os eliminássemos um por um. Suicide Squad: Kill the Justice League até tem um nível inteiro que homenageia o sentimento aterrorizante que os vilões devem ter ao saber que o Batman está próximo.

E então, há as batalhas contra chefes, cada uma destacando um vilão icônico do Batman com uma sequência que é diferente de tudo que você joga no jogo. Os alucinógenos do Espantalho te colocam em um pesadelo do qual apenas o cinto de utilidades pode te acordar. Hera Venenosa usa suas amigas espinhosas para prender Batman em suas vinhas emaranhadas. A luta contra o Coringa é notoriamente criticada por ser tola e anticlimática, mas, no geral, as lutas contra os chefes são algumas das partes mais memoráveis e gratificantes de atravessar Arkham Asylum.

O futuro da série Arkham parece incerto nos dias de hoje, já que Suicide Squad não atingiu as expectativas da Warner Bros. Será que a Rocksteady terá a chance de voltar ao básico com seu próximo jogo? Espero que sim, mas também não ficaria bravo se o estúdio tivesse a chance de fazer algo novo. Arkham Asylum ainda se destaca como um dos jogos de super-heróis mais bem projetados de sua época, e na busca por um mundo aberto, parece que perdemos algumas das restrições criativas que Batman enfrentou em sua primeira aventura. Eu adoraria ver essa equipe trabalhar novamente dentro dessas limitações, mesmo que não seja voltando ao Cavaleiro das Trevas.

Fonte: Texto original da kotaku

Tags: BatmanBatman Arkham
Marlon Henrique

Marlon Henrique

Marlon Henrique é designer gráfico e especialista em cultura pop, apaixonado por games, quadrinhos, filmes e séries. Com um olhar afiado para ilustração e storytelling, criou o Avance Games para compartilhar análises, notícias e curiosidades sobre o universo geek. Minha missão é levar diversão com seriedade e profissionalismo.

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