Depois de criar uma franquia de terror sobrenatural com o Universo Invocação do Mal, James Wan se aventura em uma adaptação cinematográfica de O Chamado de Cthulhu, a obra-prima do horror cósmico de H.P. Lovecraft. Wan é um nome consagrado no gênero do terror, mas nem todos sabem que ele também dirigiu Jogos Mortais em 2004, o filme que deu origem a uma série de sucesso de terror gore (o próximo filme da saga está previsto para setembro de 2024).
James Wan já havia mencionado que estava trabalhando em um projeto dos sonhos, mas sem revelar muitos detalhes. O mistério só foi esclarecido quando o site Deadline noticiou que ele estava adaptando O Chamado de Cthulhu para as telas.
A reportagem do Deadline também divulgou uma lista de adaptações de jogos de vídeo baseadas em filmes que estão por vir, incluindo títulos em parceria com os diretores James Wan e Sam Raimi. Wan está confirmado como diretor de três filmes dessa lista: Extinção em Massa, GMO e O Chamado de Cthulhu.
O diretor disse que o conto de H.P. Lovecraft era o projeto dos sonhos que ele vinha desenvolvendo em segredo há cinco anos, provavelmente em paralelo com a produção de Aquaman e o Reino Perdido. O Chamado de Cthulhu é a primeira incursão de Wan no subgênero do horror cósmico, e os fãs de H.P. Lovecraft torcem por uma adaptação fiel ao conto.
O crédito mais recente de James Wan é Aquaman e o Reino Perdido, a sequência direta do filme de 2018 estrelado por Jason Momoa. Tanto Wan quanto Momoa tinham a intenção de desenvolver um terceiro filme de Aquaman que se integrasse ao universo expandido da DC. No entanto, James Gunn mudou os planos ao anunciar um reboot completo do universo com uma nova leva de adaptações de propriedades intelectuais da DC, tendo Superman: Legacy como o primeiro da lista.
O filme de James Wan baseado em O Chamado de Cthulhu ainda não tem data de produção nem de lançamento. Aquaman e o Reino Perdido está em cartaz nos cinemas.