Se as novas Nvidia GeForce RTX 50 Series já são um monstro em velocidade, imagina agora que a galera descobriu um jeito de deixar a memória ainda mais rápida? O MSI Afterburner, um dos softwares de overclock mais populares, recebeu uma atualização beta que permite impulsionar os módulos GDDR7 ao limite. Mas, antes de sair testando, é bom ficar de olho nos riscos.
O que muda com a nova atualização?
A novidade foi descoberta pelo Uniko’s Hardware, que revelou que o criador do Afterburner, Alexey ‘Unwinder’ Nicolaychuk, liberou acesso a arquivos especiais no software. O resultado? A taxa de transferência de dados pode saltar para 3.000MHz, ultrapassando o limite oficial de 28GB/s da Nvidia (exceto no caso da RTX 5080, que já trabalha com 30GB/s).
Na prática, com as ferramentas certas, algumas pessoas já conseguiram empurrar esse valor para incríveis 34GB/s!
O perigo de ir além dos limites
Mas nem tudo são flores. Mexer no que a Nvidia bloqueou por padrão significa entrar num terreno perigoso. Os controladores de memória das placas não foram feitos para operar nessas velocidades extremas, e a instabilidade pode bater na porta a qualquer momento.
Se ajustar voltagens de forma errada, a vida útil da sua GPU pode despencar – e claro, adeus garantia.
Como liberar o overclock da memória?
Se você quiser se aventurar, primeiro certifique-se de estar usando a versão correta:
- MSI Afterburner 4.6.6 Beta 5 Build 16555.
Depois, é só baixar um arquivo ZIP modificado do banco de dados do Afterburner, que amplia o alcance do ajuste de clock da memória.
Passo a passo:
Acesse a pasta de instalação do Afterburner (C:\Program Files (x86)\MSI Afterburner
).
Faça um backup do arquivo original.
Substitua pelo novo arquivo MSIAfterburner.dat
.
Vale a pena?
Se você é um entusiasta e gosta de testar os limites do hardware, essa pode ser uma forma interessante de extrair um desempenho extra da sua RTX 50. Mas, como diria o velho ditado: “com grandes clocks vêm grandes responsabilidades”.
Então, se for encarar essa, faça com cuidado e ciente dos riscos. Afinal, uma GPU dessas não tá fácil de conseguir hoje em dia!