Presença Marcante na Animação Na animação dos anos 90, Jubileu se tornou a voz da juventude, com seu estilo inconfundível e poderes vibrantes. Ela foi a introdução de muitos ao universo X-Men, estabelecendo uma conexão especial com o público e com personagens como Wolverine.
Agora com o retorno da equipe em X-Men 97, vamos relembrar esse ícone do pop:
Jubileu: Origem e Habilidades
Jubilation Lee, conhecida como Jubileu, é uma mutante com uma história de vida tocante e habilidades extraordinárias. Filha de imigrantes chineses, a personagem é sempre representada como uma garota de ascendência asiática. Vai dizer que é lacração?
Após um evento trágico que levou à perda de seus pais, Jubileu descobriu sua capacidade de gerar explosões luminosas semelhantes a fogos de artifício, que evoluíram para poderosas plasmóides explosivas.
Ela foi criada pelo roteirista Chris Claremont e pelo artista Marc Silvestri, fazendo sua primeira aparição em “Uncanny X-Men #244” em maio de 1989. Contudo, foi na animação de 92 que a garota de capa amarela explodiu.
Na série animada dos X-Men dos anos 90, a voz original de Jubileu foi da atriz canadense Alyson Court. No Brasil, a personagem foi dublada por Iara Riça, uma talentosa dubladora brasileira que infelizmente faleceu em 2021.
O Legado Explosivo
Nos quadrinhos, Jubileu emergiu como a jovem figura feminina da equipe, um papel anteriormente associado à Lince Negra (Kitty Pryde).
Porém não a verdade é que nem nos quadrinhos, nem no cinema a personagem conseguiu grande destaque. Depois dos anos 90, a grande lembrança da mutante é em “X-Men: Apocalipse” (2016), onde apesar de ser uma coadjuvante, ao menos existe de fato como personagem, sendo interpretada em live-action por Lana Condor.
Antes disso, a personagem chegou a ter destaque no famigerado Geração X, sendo interpretada pela não-oriental Heather McComb.
A possibilidade de um reboot dos X-Men no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) pode finalmente dar a Jubileu o reconhecimento cinematográfico que ela merece.
Da sua roupa característica à sua amizade com o carcaju de garras de adamantium, Jubileu marcou uma geração e é o símbolo da animação dos anos 90. Assista seu retorno em X-Men 97: