Marvel Rivals Quase foi cancelado antes do lançamento – Entenda a polêmica nos bastidores

Parece que a tempestade nos bastidores de Marvel Rivals foi ainda mais intensa do que os fãs imaginavam. Segundo um novo relatório, a NetEase chegou a cogitar cancelar o jogo antes mesmo do lançamento — um choque, considerando que o título já ultrapassou a marca de 40 milhões de jogadores.

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Marvel Rivals quase não viu a luz do dia

De acordo com a Bloomberg, o CEO da NetEase, William Ding, não queria pagar à Disney pelos direitos de usar personagens icônicos como Homem-Aranha e Wolverine. Em vez disso, ele teria pedido aos artistas que criassem heróis originais para substituí-los. No fim das contas, essa mudança drástica não aconteceu, mas a tentativa teria custado milhões de dólares à empresa. No entanto, a NetEase nega essa versão, afirmando que mantém uma relação próxima com a Marvel desde 2017.

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As demissões abruptas de desenvolvedores norte-americanos que trabalhavam em Marvel Rivals, mesmo com o jogo bombando, levantaram ainda mais dúvidas. Em um comunicado, a NetEase afirmou que a decisão foi tomada para "otimizar a estrutura da equipe e melhorar a eficiência do desenvolvimento". Basicamente, o estúdio de Seattle, que fazia parte de um grupo global de design, foi cortado.

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Mas o buraco é mais embaixo. Ding teria encerrado o suporte para mais de uma dúzia de projetos da NetEase, o que pode deixar os estúdios chineses da empresa sem grandes lançamentos no próximo ano. Fora da China, a situação também não é animadora: estúdios adquiridos pela empresa, como a Ouka (Visions of Mana) e a Untold Worlds (fundada por veteranos da BioWare), já fecharam ou estão com projetos pausados. Hoje, há menos de 60 funcionários espalhados pelos estúdios ocidentais da NetEase.

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O futuro incerto dos estúdios da NetEase

O lendário criador de Yakuza/Like a Dragon, Toshihiro Nagoshi, entrou para a NetEase em 2022 e fundou seu próprio estúdio. No entanto, seu projeto, assim como os de outros estúdios japoneses da empresa, só deve ter apoio até a conclusão dos trabalhos já em andamento — depois disso, nada de novos investimentos.

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Enquanto isso, o primeiro estúdio ocidental da NetEase, a Jackalyptic Games, segue desenvolvendo um MMO de Warhammer, anunciado em 2023. O jogo tem recebido bons feedbacks de outras publishers, mas o futuro do estúdio ainda parece incerto.

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Para completar, há rumores de que a NetEase está tentando vender seus estúdios ocidentais e planeja se desfazer da maioria de suas equipes internacionais. Se isso acontecer, muitos desses estúdios podem fechar as portas caso não consigam um novo investidor.

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2025 segue sendo um ano complicado para a indústria dos games, com cortes de pessoal e estúdios fechando um atrás do outro. Se Marvel Rivals já passou por esse sufoco, imagine o que ainda está por vir?

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