Nos últimos dias, a Sony registrou a patente de uma tecnologia bem interessante: um tipo de Inteligência Artificial que ajusta a dificuldade dos jogos automaticamente de acordo com o desempenho do jogador.
Através de um processo de machine learning (que é quando um programa aprende a fazer coisas por conta própria), a tecnologia analisa como o jogador está indo e ajusta a dificuldade pra mais ou pra menos de forma automática.
Ou seja, se o jogador estiver apanhando numa luta contra um determinado chefe, a dificuldade seria diminuída. O contrário também pode acontecer: se você for o "bichão", os inimigos seriam mais agressivos e difíceis de derrotar. Sendo assim, você pode jogar o mesmo jogo várias vezes e continuar sendo desafiado de forma diferente em todas elas.
Isso poderia tornar games como Dark Souls, Bloodborne e Sekiro, que não permitem alterar a dificuldade e são difíceis por padrão, mais acessíveis ao público.
Embora a maioria dos games trabalhem com níveis de dificuldade ajustáveis de forma manual, adaptação de dificuldade não é necessariamente uma novidade. Em Resident Evil 4, dependendo do desempenho do jogador, o jogo pode lançar mais ou menos inimigos no cenário. Se estiver com pouca munição, caixas e inimigos mortos irão dar balas com mais frequência - mecânica que foi inclusive copiada na trilogia Dead Space e em The Last of Us.
Vale lembrar que essa tecnologia pode não ser utilizada e provavelmente vá depender da aprovação e uso por parte dos desenvolvedores, como acontece com o DualSense, controle do PS5 que permite simular diferentes sensações.
Eu acho que dificuldade é algo que determina o quão bom um jogo é, como já escrevi aqui. Algumas desenvolvedoras podem não gostar da ideia de a Sony meter o bedelho no balanceamento de seus jogos, assim como parte dos jogadores. E você, curtiu a ideia?
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