É difícil afirmar se Sword Art Online deixou de ser popular, mas essa opinião foi dividida por um tempo, especialmente no final da primeira temporada. No momento em que Ordinal Scale foi lançado, no entanto, ficou claro que a A1 Pictures não tinha intenção de desistir da franquia, e o espírito criativo renovado injetado na série teve efeitos cascata para todo o trabalho do estúdio.
Após o sucesso do arco Alicization de SAO, o próximo passo lógico foi adaptar a série de romances atualmente em execução, SAO: Progressive, uma releitura do arco Aincrad original de Reki Kawahara, para fazer a história novamente, mas melhor. O primeiro filme, Aria of a Starless Night, foi um começo humilde que se concentrou na perspectiva de Asuna, mas o próximo filme, Scherzo of Deep Night, parece uma verdadeira lufada de ar fresco.
Última vez…
Quando o último filme terminou, Kirito e Asuna derrotaram o chefe do primeiro andar juntos, assim como na série original. No entanto, ao contrário do show, depois que Kirito foi revelado como um beta tester e abraçou o rótulo, Asuna decide seguir Kirito e continuar viajando ao lado dele. Enquanto isso, Misumi, ex-parceira de Asuna, segue os passos de Asuna, oprimida pela culpa de tê-la deixado para morrer antes, um destino que foi evitado pela intervenção de Kirito.
O primeiro filme foi uma expansão sobre os principais eventos dos dois primeiros episódios da série de TV, mas salvou de ser um filme de recapitulação glorificado pelo mérito de ser do ponto de vista de Asuna. Foi apenas o conteúdo original e recontextualizado o suficiente para fazer o início de SAO parecer novo e mágico novamente, mas ainda era um retiro de território antigo. O novo filme parece um novo território completamente.
A Nova Ameaça
Os detalhes da trama foram escassos em relação ao Progressive 2, provavelmente como resultado do atraso devido ao COVID, mas vários trailers traduzidos forneceram algumas informações sobre a história. O filme se junta a Kirito, Asuna e amigos no quinto andar, onde parece que o Player Killing (PKing) está desenfreado graças a um grupo que está mais comprometido com o assassinato do que com o progresso do jogo.
Além disso, o trailer mostra Kirito consternado com a revelação de que certos elementos mudaram drasticamente desde o teste beta, ou seja, o suposto chefe do 5º Andar. A adição de personagem mais notável a julgar pelos trailers é Argo, um novo membro ágil do grupo que brande garras.
O filme já está pulando alguns arcos dos romances progressivos, algo que Reki Kawahara abordou. Como alguns desses arcos iniciais ainda estão em andamento, foi considerado mais inteligente pular o conteúdo, o que implica que pode ser contado em um filme futuro. No entanto, o tópico de pular conteúdo coloca em questão quanto tempo o Progressive continuará.
Os filmes progressivos poderiam se tornar uma tradição anual e o novo pilar da propriedade SAO? Com os romances ainda em desenvolvimento, não há necessariamente um fim à vista ainda, e dependendo de quando o fim chegar, quantos dos romances e seus arcos serão totalmente adaptados? Se as histórias já estão sendo ignoradas, como as informações essenciais serão consideradas retroativamente em adaptações posteriores?
Há muitas perguntas, mas, no momento, o segundo filme parece estar se encaixando bem. Uma das críticas mais comuns ao SAO clássico foi o quão apressado o arco de Aincrad foi, apesar da diversão durante ele. Havia tantos lugares para ir e coisas para ver, e apenas uma fração foi mostrada, tornando este filme em particular um grande momento para os fãs do anime.
Sword Art Online: Progressive – Scherzo of Deep Night, será lançado no Japão em 22 de outubro. Não houve atualização sobre um lançamento internacional.