Anos depois, a Microsoft resolveu divulgar uma carta que foi enviada em 1999 a Nintendo, na tentativa de comprar a empresa japonesa, para que a Microsoft entrasse com uma enorme força na indústria dos games.
Para situar a todos, No fim dos anos 90, Bill Gates reuniu sua equipe na época frisando-os de que os vídeo games fariam muito sucesso e eles precisavam combater a principal concorrente na época de alguma forma. Para Gates, a Sony ameaçava até mesmo o Windows, o fazendo se sentir ameaçado.
Com o advento do Playstation e todos os seus benefícios á época poderiam vir a ser um problema, a Sony poderia começar a investir em computadores e isso seria péssimo para a Microsoft no mercado. Diante dessa possível situação, a Microsoft tentou várias coisas, tais como o próprio console, tentaram até mesmo fazer acordos com a Sony e, pasmem, tentaram até mesmo comprar a Nintendo.

Porém, Hiroshi Yamauchi, então diretor da Nintendo na época recusou a oferta feita pela Microsoft. A carta na época foi enviada por Rick Thompson, que era o chefe da iniciativa. Essa carta está publicada de forma censurada, com várias informações sensíveis que não aparecem disponíveis para o leitor final ver. Confira:
“Querida Jacqualee, agradeço que tenha tentado preparar uma reunião com o senhor Takeda e o senhor Yamauchi, para discutir uma possível parceria estratégica entre a Nintendo e a Microsoft em futuras plataformas de videojogos. Compreendo as preocupações do senhor Takeda sobre a possível parceria e tentarei […] as normas que ele pediu.“
A maioria das partes da carta não são acessíveis, mas têm menções específicas ao que seria o desenvolvimento do “projeto Xbox” junto com a sugestão de que talvez a Microsoft pudesse atuar de uma maneira mais distante, ajudando o Game Cube a ser melhor. Mas isso nunca aconteceu.