As maquinações políticas estão sempre em pauta, e são o tema de Belas Promessas (Les Promesses), dirigido por Thomas Kruithof, e que traz Isabelle Huppert e Reda Kateb.
Na trama Huppert interpreta Clémence Collombet, ex-médica e prefeita de uma cidade empobrecida nos arredores de Paris. Sua carreira está perto do final, logo serão as eleições, e ela espera abandonar a política. Ela é honesta e competente, mas sem grandes ambições.
Porém, um convite para integrar um ministério pode mudar seus planos e sua visão de mundo. Enquanto isso, Yazid Jabbi (Reda Kateb), seu chefe de gabinete, e começa a bater de frente com ela.
O diretor do filme explica que a política é onde tudo acontece, e, por isso, esse tema o atrai. “Depois das eleições presidenciais de 2017, me interessei pela coragem política, e me pareceu que era ao nível local que ainda podíamos acreditar nela, mesmo que a trama do filme atravesse todos os estratos do espectro político”
Ele explica que o foco de seu filme não são, na verdade, as ideologias, mas o cotidiano das figuras políticas e suas ações concretas. “Em vez de contar histórias passadas das personagens, queria que estivéssemos logo com elas, queria as apresentar conforme a narrativa avança. Quando o público descobre o problema que têm de resolver, percebemos por pequenas pistas quem são, de onde vêm, um pouco como na vida quando conhecemos alguém.”
Belas Promessas estreia nos cinemas do Brasil neste 2 de março, com distribuição da Pandora Filmes. O filme tem 1h38 de duração e estará disponível para assistir em cópias com legenda. Confira o trailer de Belas Promessas: