A desenvolvedora BioWare publicou uma nova postagem no blog, investigando o desenvolvimento de Dragon Age 4. O principal assunto entre os tópicos foram os desenvolvedores abordando como eles equilibrariam a sequência para atrair fãs de longa data e novos jogadores.
Simplificando, a BioWare acha que o Dreadwolf agrada a ambos os públicos. O desenvolvimento incluiu conversas sobre como recompensar os fãs novos e antigos, e a BioWare está incrivelmente atenta em não deixar de fora jogadores que não estão familiarizados com o mundo de Thedas.
A escritora sênior Sylvia Feketekuty disse que, dada a diferença entre Dragon Age 3 e 4, “Dragon Age: Dreadwolf tem sido um equilíbrio entre fornecer respostas a perguntas de longa data para fãs veteranos enquanto cria um jogo que novos jogadores, ou alguém que apenas jogou [ Inquisition] anos atrás, também pode entrar.” Isso foi ecoado também por Ryan Cormier, que disse que “é um público variado, e o desenvolvimento de Dreadwolf incluiu conversas sobre como a equipe pode recompensar simultaneamente nossos fãs que retornam e receber novos”.
É um alívio, considerando que Dragon Age Inquisition fará 9 anos no próximo ano em 2023, ou uma década inteira se a sequência atrasada da BioWare chegar em 2024. Considerando que também estamos nos aventurando de volta ao mundo estabelecido de Thedas, ao contrário de Mass Effect traçando novos cursos em cada jogo, há muito terreno histórico para o novo jogo cobrir.
Já faz muito tempo para Dragon Age 4 neste momento, que acabou de ter seu título completo de Dragon Age Dreadwolf revelado em junho. A sequência teria sofrido uma reinicialização completa em um ponto do desenvolvimento, abandonando os elementos de serviço ao vivo após o fracasso de Anthem e voltando inteiramente a ser uma aventura narrativa para um jogador. Um relatório no início deste ano afirmou que Dragon Age 4 seria lançado no próximo ano em 2023, sem planos para uma trilogia remasterizada.