Cidade de Deus é um sucesso dos cinemas 2002, porém a história de Zé Pequeno, Mané Galinha são reais ou não? Vamos tentar verdade por trás dessa história!
Embora o filme Cidade de Deus seja baseado em histórias reais e eventos que ocorreram na favela, muitos dos personagens que aparecem no filme foram criados para representar ideias ou tipos de pessoas que os diretores e roteiristas queriam incluir na história.
Zé Pequeno, por exemplo, da forma que aparece no filme é inspirado em vários traficantes de drogas que controlavam a favela na década de 70. Segundo o diretor Fernando Meirelles, o personagem foi criado para representar o poder e a violência que caracterizavam a vida na favela naquela época.
Do livro para o filme
Contudo, ainda é necessário lembrar que filme Cidade de Deus é baseado em um livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins.
O livro, publicado em 1997, é uma obra de ficção que se baseia em experiências reais do autor e suas pesquisas sobre o crescimento do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, durante os anos 60, 70 e 80.
Embora a adaptação para o cinema tenha se afastado um pouco do livro em alguns pontos, o filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund ainda mantém muitas das principais histórias e personagens do livro.
Mandando a real
Entre os criminosos da vida real que inspiraram os personagens, segue a lista:
- José Eduardo Barreto Conceição | Zé Pequeno
- Manoel Machado Rocha | Mané Galinha
- Aílton Batata | Cenoura
Segundo os altos, o Zé Pequeno e Mané Galinha da vida real foram criminosos contemporâneos com uma relação de rivalidade territorial de verdade. Contudo, o filme não é um retrato fiel da história destes homens.
É importante lembrar que o filme é uma obra de ficção baseada em eventos e pessoas reais, mas que a narrativa foi criada para ser envolvente e emocionante para o público.
Dessa forma, muitos dos personagens e eventos foram alterados ou combinados para criar uma história dramática e coerente.