A Saga do Tio Patinhas, arco que narra a trajetória de vida Disney do ricaço pato, é considerada um dos pontos altos da Disney nos quadrinhos. Contudo, talvez em breve não seja possível ter a publicação em sua coleção.
Isto porque o autor Keno Don Rosa publicou no último dia 14 de fevereiro, em sua página oficial no Facebook, a informação de que duas HQs Disney de sua autoria estão banidas de futuras republicações.
Don Rosa reproduziu o conteúdo do e-mail que recebera de uma editora (não revelada por ele) sobre essa decisão que o deixou surpreso:
“Como parte de seu compromisso contínuo com a diversidade e inclusão, a The Walt Disney Company está em processo de revisão de sua biblioteca de histórias. Como resultado disso, algumas histórias que não se alinham aos seus valores deixarão de ser publicadas. Isso vale para duas de suas HQs clássicas, O pato mais rico do mundo e Uma vida de sonho. Elas não mais farão parte de nenhuma reimpressão ou novas coleções”.
Entenda o caso
Especula-se que o motivo dessa determinação seja o fato de que as duas HQs resgatam o personagem Corongo (ou Zumba), um morto-vivo africano criado em por Cal Barks para uma aventura do Tio Patinhas que, já faz algum tempo, é questionada por seu teor supostamente racista.
A Saga do Tio Patinhas (The Life and Times of Scrooge McDuck) é formado por uma série de histórias que buscam contar como o pato construiu sua riqueza ao longo de diversas aventuras que atravessam décadas.
“The Empire-Builder from Calisota” é o 11º e penúltimo capítulo da Saga . A história de 1994 resgatam o personagem Corongo (também chamado de Zumba ou Bombie the Zombie).
Sua origem por sua vez está ligada à uma trama de Carl Barks, Voodoo Hoodoo (1949), onde Patinhas expulsa uma comunidade de África de suas terras para roubar suas riquezas.
Após as ordens do líder local, Bombie / Corongo passa a vagar com a missão de entregar um encatamento ao controverso pato. Deste então o personagem passou a integrar a mitologia da Família Pato.
O personagem reapareceu na animação Ducktales de 2017, porém com um novo visual e desconectado de uma origem africana:
No caso das histórias citadas, O pato mais rico do mundo é o capítulo 11 de 12; enquanto Uma vida de sonho é uma espécie de história extra para A Saga do Tio Patinhas. Não é possível dizer se todas as histórias que formam a coleção serão banidas junto, contudo a Panini voltou atrás em uma republicação da Saga.
A primeira história pode ser encontrada no Brasil em A Saga do Tio Patinhas (Editora Abril, 2015) e Biblioteca Don Rosa – Volume 5 (Editora Abril, em 2018, e Panini, em 2021). Já Uma vida de sonho foi publicada em Biblioteca Don Rosa – Volume 10 (Panini, 2020).