Home Filmes Matrix 4: Conheça os jogos baseados no filme

Matrix 4: Conheça os jogos baseados no filme

Matrix-Resurrection-Jogos-00-Avance-Games

Neo está voltando aos cinemas com Matrix 4 – ou Matrix Resurrections -, mas para aproveitar totalmente essa nova história, é importante que você saiba que alguns dos principais jogos sobre Matrix são canônicos. Ou seja, fazem parte da mesma história que são contadas nos filmes, e é muito possível que Resurrections leve em conta acontecimentos dos jogos. Sabia dessa?

Ao todo, foram 3 jogos produzidos com envolvimento das irmãs Wachowski, sendo 2 focados em ação e narrativa e um outro foi um MMO. Apesar do nome forte, esses jogos não foram lá grandes sucessos de público e nem de critica, mas com certeza é lembrado por muitos e isso já é o suficiente para que continuem sendo lembrados.

Matrix-Resurrection-Jogos-Avance-Games

Enter the Matrix (2003)

Lançado em Maio de 2003, exatamente no mesmo dia em que Matrix Reloaded estava chegando aos cinemas, Enter the Matrix dá ao jogador o controle de Niobe ou Ghost, personagens dos filmes que são membros do mesmo grupo que Morpheus, Trinity e Neo.

Os acontecimentos de Enter the Matrix acontecem em paralelo do Matrix Reloaded, expandindo a história que é contada no filme. A premissa do game gira entorno de Niobe e Ghost, tripulantes da nave Osiris que precisam entregar uma importante mensagem para Zion.

O jogo é cheio de ação, com direito a todos os elementos dos filmes como tiroteios, artes marciais e claro, muita câmera lenta.

Confira o trailer:

Enter the Matrix (2003) - Video Game Trailer (HD)

O jogo foi bastante criticado por ter muitos bugs, seu gameplay não era tão refinado para os padrões de jogos de ação na época. E com certeza algo que decepcionou muitos fãs, é o fato de Neo não ser um personagem jogável, mesmo isso fazendo sentido dentro dos roteiros.

The Matrix: Path of Neo (2005)

Atendendo os pedidos do público, as irmãs Wachowski retornam para a direção de um novo jogo baseado em Matrix. Dessa vez, The Matrix: Path of Neo lançado em 2005 e como o próprio título diz, agora podemos controlar o escolhido.

Diferente do game anterior, agora não vemos uma história original que corre em paralelo aos acontecimentos dos filmes. E sim, jogamos com Neo passando novamente pelos mesmos eventos da trilogia dos cinemas. Do inicio do primeiro filme de 1999 até a batalha final de Matrix Revolutions de 2003.

O jogo trouxe mecânicas de combate melhores em relação ao jogo anterior, e também gráficos mais refinados e, com isso, também recebeu uma maior aclamação de critica e público. Porém, alguns velhos problemas de bugs e quedas de quadro para os consoles e computadores da época ainda estavam presentes.

Confira o trailer:

The Matrix: Path of Neo Xbox Trailer - Trailer

The Matrix Online (2005)

Desenvolvido pela Monolith Studios, responsável pelo clássico de F.E.A.R, e escrito por Paul Chadwick, com toda autorização das irmãs Wachowski. The Matrix Online foi lançado também em 2005 e trouxe um conceito bastante diferente em relação aos outros jogos sobre Matrix, pois se tratava de um MMO.

Graças a grandes MMORPGs que estavam bombando no inicio dos anos 2000 – como World of Warcraft, MU Online e etc, os executivos da Warner não perderam tempo e decidiram lançar o seu produto para aproveitar a boa onda de jogos do gênero.

The Matrix Online manteve suas atividades durante 4 anos (2005 a 2009), e o mais importante é que toda a sua lore é considerada canônica. Isso mesmo, acontecimentos desse MMO precisam ser levados em consideração antes de você ir assistir Matrix Resurrections nos cinemas.

Um dos momentos mais influentes, é a morte do personagem Morpheus, que certamente será a explicação para a ausência do ator Laurence Fishburne no filme que estreia ainda esse ano.

Assista ao trailer:

The Matrix Online PC Games Trailer - Trailer

Um jogo do Matrix: Resurrections?

Matrix 4 até o momento não possui outros produtos em mídias diferentes – como jogos – para ser lançado em simultâneo com o filme. Contudo, pelo histórico, sabemos que os envolvidos gostam bastante de games. Então, quem sabe futuramente não sejamos agraciados com um novo jogo dentro da Matrix.

Quando lança Matrix Resurrections?

Matrix Resurrections está programado para chegar aos cinemas no dia 16 de dezembro aos cinemas nacionais.

Então agora é só aguardar, falta pouco!

Assista ao trailer dublado:

Matrix Resurrections | Trailer Oficial Dublado
Clique aqui e saiba mais sobre as mais recentes novidades dos games!

Então, não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube, seguir nosso Instagram e curtir nossa página no Facebook

Exit mobile version