O novo RPG da Obsidian finalmente chegou e já tem jogadores do mundo todo explorando seus cenários grandiosos e imersivos. Com um visual caprichado, uma história inovadora e aquela pegada clássica dos grandes RPGs de fantasia, Avowed promete ser uma experiência e tanto. Mas e se eu te dissesse que ele quase foi um MMO? Pois é, a história poderia ter sido bem diferente!
O que poderia ter sido
Em um relato recente publicado por Jason Schreier, da Bloomberg, a diretora do jogo, Carrie Patel, revelou que Avowed começou sua jornada como um MMO, apelidado internamente de “Skyrim multiplayer”. Só que a coisa mudou drasticamente em 2021.
Na época, o projeto estava prestes a entrar em fase de produção, mas com a aquisição da Obsidian pela Microsoft, veio a ordem para reformular tudo. E assim, o conceito de MMO foi para o espaço, dando lugar a um jogo focado na experiência single-player.
Sobre essa transição, Patel comentou:
“Muitas das lições que aprendemos ao construir esse jogo, idealmente, teríamos aprendido antes, numa pré-produção mais estruturada.”
Mas as mudanças não pararam por aí! O modelo de mundo aberto original foi descartado, sendo substituído por uma estrutura baseada em zonas, algo semelhante ao que vimos em The Outer Worlds (2019). A equipe de desenvolvimento já explicou abertamente as razões dessa escolha, que envolveram tanto fatores criativos quanto técnicos.
No fim das contas, Patel encerrou sua entrevista deixando uma pista sobre o futuro do universo de Avowed:
“Agora que criamos esse mundo incrível e fortalecemos a equipe, gostaria muito de ver o que mais podemos fazer com ele.”
Avowed já está disponível com exclusividade para Xbox Series X/S e PC (Steam e Battle.net). E aí, pronto para explorar esse mundo repaginado?