• Início
  • Games
    • Nintendo
    • Xbox
    • Playstation
  • Tech
  • Filmes
  • Séries
  • Anime
  • Story
  • Contato
  • Sobre o Avance Games
No Result
View All Result
  • Início
  • Games
    • Nintendo
    • Xbox
    • Playstation
  • Tech
  • Filmes
  • Séries
  • Anime
  • Story
  • Contato
  • Sobre o Avance Games
No Result
View All Result
Avance Games
No Result
View All Result
Home Games
o-que-achei-de-tomb-raider-iv-vi-remastered-analise-review

O que achei de Tomb Raider IV-VI Remastered – Análise/Review

Um vislumbre do que os games já foram e ainda podem ser: pro bem ou pro mal

Juan de Carvalho by Juan de Carvalho
21/03/25
0
ADVERTISEMENT
Compartilhe FacebookCompartilhe no Twitter

Uma coisa meio assustadora sobre games é que, segundo um estudo divulgado em 2023, cerca de 87% dos jogos lançados antes de 2010 não estão mais disponíveis comercialmente. Dentre as mídias e artes, a indústria dos games parece particularmente desinteressada em preservar sua história. Não só isso: empresas como a Nintendo lutam continuamente contra quem tenta fazer isso tendo em vista a quantidade de emuladores e sites de ROMs derrubados pela gigante japonesa nos últimos anos.

Em meio a uma quantidade sem precedentes de demissões, jogos cancelados e estúdios sendo fechados, é um alívio poder contemplar o que as Aspyr está fazendo com os clássicos da franquia Tomb Raider. Começando com a primeira trilogia de jogos no ano passado, a desenvolvedora lançou uma segunda coleção com os números IV a VI, mantendo os jogos quase que exatamente como eram nos anos 90/2000 e ao mesmo tempo acrescentando gráficos modernos e diversas mudanças de qualidade de vida.

Devo confessar que essa é a primeira vez que realmente paro pra jogar os jogos clássicos. Tendo jogado os reboots de 2006 e 2013, dá pra ver como os fãs mais old school ainda preferem esses jogos mais antigos, ao mesmo tempo que tive um vislumbre do quanto os games mudaram de 25 anos pra cá – pro bem e pro mal.

LeiaTambém

Ravenlok: Legendary Edition – Uma fábula visual, simples e divertido

Mika And The Witch’s Mountain é uma aventura encantadora que você precisa conhecer

Tomb Raider IV-VI Remastered já disponível – Veja todas as novidades e melhorias

o-que-achei-de-tomb-raider-iv-vi-remastered-analise-review-01

A primeira coisa a se notar é o trabalho primoroso da Aspyr ao remasterizar esses jogos. Apesar da geometria dos cenários e algumas animações entregarem que os títulos 4 e 5 foram lançados no PS1, os cenários e personagens ganharam texturas e modelos modernos que casam perfeitamente com a direção de arte original na maior parte do tempo.

Bom, mas e se eu for um fã antigo e gostar da Lara poligonal e dos gráficos pixelados do jeitinho que eram? Com o mero toque de um botão (“options” no PS5, mas vai variar de acordo com sua plataforma), você pode alternar entre o visual novo e o antigo a qualquer momento de forma instantânea, sem carregamentos ou travamentos. Com a adição de um modo fotografia, uma das minhas maiores diversões foi ficar comparando personagens e cenários nos dois estilos. É um prato cheio pra quem gosta de arte e história com os belíssimos assets em 4k.

E quanto ao gameplay? Bom, como outros da época, esses jogos usavam um esquema de controles “tanque”. Se você preferir, ainda pode jogar da mesma forma, mas uma opção de controles modernos foi adicionada, com movimentação mais fluída e câmera livre… que não resolve todos os problemas desse estilo francamente datado. Guiar Lara pelo cenário pode ser meio frustrante, com várias quedas acidentais. Além disso, alguns momentos do jogo foram desenhados com a movimentação tanque em mente e simplesmente não funcionam no estilo novo, sendo necessário alternar entre ambos para passar de certos obstáculos – estou falando de coisas simples como pular em direção à uma alavanca elevada para ativá-la.

E lembra aquela sensação de que jogos antigos eram mais difíceis? Isso é algo bem presente aqui: não há mapa nem lista de objetivos a serem seguidos, então o jogador tem que descobrir por conta própria o que fazer, de aprender como os controles funcionam até construir um mapa mental de cada cenário. Eu gosto disso em geral, mas me peguei muitas vezes tendo que consultar um detonado para descobrir algo extremamente obtuso como mecânicas que só são usadas em um único momento e são sequer sugeridas.

Alguns dos mapas são muito bem desenhados e te fazem se sentir inteligente ao descobrir segredos ou atravessar uma sessão complicada de plataforma, mas deu pra ver porque em gerações seguintes os desenvolvedores optaram por explicar melhor como seus jogos funcionam e colocar alguns facilitadores de navegação. Mesmo outros jogos ali do final dos anos 90, como Thief, faziam um trabalho melhor em deixar claro o que o jogador precisa fazer sem recorrer a opções mais convenientes como minimapas ou marcadores de objetivo. Não teria achado ruim se a Aspyr tivesse tentado tornar esses jogos um pouquinho mais acessíveis sem precisar recorrer a fontes externas.

o-que-achei-de-tomb-raider-iv-vi-remastered-analise-review-02

Ainda sobre melhorias, os desenvolvedores também corrigiram bugs, padronizaram o gameplay entre os jogos e até acrescentaram conteúdo cortado dos originais. O sexto jogo, Angel of Darkness, tem a infâmia de ter sido lançado incompleto, mal otimizado e com uma porção de bugs, ganhando uma nova chance para brilhar aqui e sendo o mais beneficiado dos três, apesar da mudança menos radical no visual – o jogo já havia sido lançado no PS2, então o salto gráfico entre o original e o remastered é bem menor. E ah, diferente de outros remastereds, menus e legendas se encontram inteiramente em português.

No geral, a Aspyr fez um trabalho fantástico ao trazer de volta esses jogos, tanto para fãs antigos como talvez os mais novos. As esquisitices do original talvez espantem a maioria acostumada com as facilidades dos jogos mais modernos, mas permanecem aventuras fantásticas que ajudaram a moldar os games em 3D como o conhecemos. Por ser um dos pioneiros, ao longo de quase 30 anos muitos devs aprenderam com Tomb Raider o que fazer ou não e entregar alguns outros clássicos que temos hoje.

É o tratamento que diversos jogos da época merecem (alô Sony, Nintendo, Konami e Capcom!). Fico aqui na torcida pelo sucesso dessas coletâneas para que entreguem também a trilogia LAU do PS2, minha favorita até aqui. E, quem sabe, o futuro da série também pode aprender com o passado.

 

The Review

Tomb Raider IV-VI Remastered

4.5 Score

Tomb Raider IV–VI Remastered é uma coleção de jogos de ação e aventura de 2025 desenvolvida e publicada pela Aspyr. É uma compilação remasterizada de três jogos da série Tomb Raider originalmente desenvolvida pela Core Design: The Last Revelation, Chronicles e The Angel of Darkness.

Review Breakdown

  • Nota Final
Tags: ReviewTomb Raider
Juan de Carvalho

Juan de Carvalho

Jornalista, tradutor e, antes de tudo, gamer apaixonado. Aspirante a escrever sobre game design e, quem sabe um dia, participar do desenvolvimento de um game.

Next Post
digimon-vai-ganhar-novo-anime-tudo-sobre-beatbreak-e-sua-pegada-sombria

Digimon vai ganhar novo anime! Tudo sobre Beatbreak e sua pegada sombria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

hell-is-us-2025-avance-games
Games

Hell is Us: demo exclusiva para PC chega em junho com requisitos revelados

by Marlon Henrique
30/05/2025

O aguardado RPG de ação Hell is Us está prestes a abrir suas portas para o público. A desenvolvedora Rogue...

Read moreDetails
elden-ring-nightreign-chega-em-30-de-maio-um-novo-desafio

ELDEN RING NIGHTREIGN é lançado e ultrapassa 2 milhões de cópias em tempo recorde

30/05/2025
novos-funko-pop-stitch-chegam-embalam-de-lilo-stitch

Novos Funko POP! do Stitch chegam ao Brasil e embalam estreia do live-action de Lilo & Stitch

22/05/2025
warhammer-40-000-space-marine-ganha-edicao-definitiva-com-graficos-4k-e-direto-para-o-xbox-game-pass

Warhammer 40.000: Space Marine ganha edição definitiva com gráficos 4K e direto para o Xbox Game Pass

22/05/2025
red-dead-redemption-2-pode-ganhar-versao-para-switch-2-e-patch-de-melhorias-no-ps5-e-xbox-series

Red Dead Redemption 2 pode ganhar versão para Switch 2 e patch de melhorias no PS5 e Xbox Series

16/05/2025
ADVERTISEMENT

Sobre Nós

Avance Games é o seu portal definitivo para tudo relacionado ao entretenimento e cultura pop. Se você é apaixonado por novas experiências no mundo digital e quer se manter atualizado sobre as últimas tendências, o Avance Games é o lugar certo para você. Avance com a gente para o próximo nível do entretenimento!

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links
  • Contato
  • Sobre o Avance Games
  • Política de Privacidade

Avance Games - 2024

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Início
  • Games
    • Nintendo
    • Xbox
    • Playstation
  • Tech
  • Filmes
  • Séries
  • Anime
  • Story
  • Contato
  • Sobre o Avance Games

Avance Games - 2024

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.AceitarPolítica de privacidade