O filme Adão Negro vai gerar um prejuízo milionário para o estúdio Warner Bros. Estimativas financeiras apontam que o longa estrelado por Dwayne ‘The Rock’ Johnson não deve render mais de US$ 400 milhões nas bilheterias, ficando abaixo do necessário para pagar seus custos de produção e divulgação.
Segundo a revista “Variety“, a expectativa é que o longa encerre sua passagem pelos cinemas ainda com um prejuízo entre US$ 50 e 100 milhões. A conta é a seguinte: “Adão Negro” custou US$ 195 milhões, além disso a Warner teria gasto entre US$ 80 e 100 milhões em marketing e divulgação. Diante do fato de que a rede exibidora fica com 50% do faturamento nas bilheterias, a revista entende que o filme precisaria de uma bilheteria perto de US$ 600 milhões só para não ficar no vermelho.
Posicionamento da Warner
Por outro lado, representantes da Warner Bros. dizem que, na verdade, o ponto de equilíbrio era de $ 450 milhões quando o filme foi encomendado. Esse valor diminuiu para US$ 400 milhões com o tempo, “devido ao novo cenário da indústria do entretenimento”. Algumas questões que afetaram a produção incluem a Covid-19 e o bloqueio de lançamento no mercado chinês.
Embora a indústria conteste algumas informações, a mesma admite que o longa precisaria alcançar uma bilheteria cinematográfica de US$ 425 milhões para se pagar. A expectativa do estúdio é que o longa não dê prejuízo.
Mas o filme já está quase encerrando a sua exibição no cinema, o que deve gerar um prejuízo de US$ 50 ou US$ 100 milhões, de acordo com estimativas de especialistas.
Sobre o filme:
Adão Negro chegou aos cinemas no final de outubro e fez US$ 67 milhões na sua estreia, um rendimento sólido, mas nada espetacular para um filme de quadrinhos. Mas, ao contrário de outros filmes do Universo DC, como Aquaman (que estreou com US$ 67,8 milhões) e Shazam! (US$ 53,5 milhões), o longa não tinha a qualidade para justificar seu orçamento.
Recebido com críticas mistas (e uma aprovação de 43% no Rotten Tomatoes), Adão Negro não teve divulgação boca a boca e lutou para expandir seu apelo além dos fãs de quadrinhos. Até agora, o filme gerou US$ 165 milhões na América do Norte e US$ 219 milhões internacionalmente.
Como a maioria dos filmes de Hollywood, a bilheteria no exterior foi limitada porque eles foram impedidos de passar na China ou na Rússia, dois grandes mercados.