O aclamado jogo Elden Ring, desenvolvido pela FromSoftware e vencedor do prêmio de Jogo do Ano em 2022, pode estar prestes a ganhar uma adaptação cinematográfica pelas mãos da A24. Segundo informações do portal Nexus Point News, a produtora independente estaria planejando transformar o épico sombrio criado por Hidetaka Miyazaki, em parceria com George R. R. Martin, em um longa-metragem dirigido por Alex Garland, conhecido por trabalhos como Ex Machina e Aniquilação.
Embora o projeto ainda esteja em fase inicial de discussão, o jornalista Jeff Sneider, especializado em cobertura de cinema, corroborou a informação ao afirmar que a parceria entre Garland e a A24 para um filme de Elden Ring está, sim, nos planos. A previsão de início das filmagens seria para 2026, caso o acordo avance. A ideia, segundo Sneider, é que o longa represente o próximo passo da colaboração entre Garland e o estúdio, após o lançamento de Tempo de Guerra, também da A24.
A possível adaptação vem na esteira de uma tendência forte em Hollywood: transformar grandes franquias de games em blockbusters. E os resultados têm sido expressivos. Sucessos recentes como The Last of Us (HBO), Super Mario Bros. (Universal) e Five Nights at Freddy’s (Blumhouse) provaram que existe uma audiência gigantesca e engajada para esse tipo de conteúdo — tanto entre gamers quanto entre o público geral.
A escolha de Elden Ring, caso confirmada, reforça o interesse da indústria em IPs com narrativas profundas e mundos ricos, mesmo que o jogo em si tenha um estilo mais críptico e indireto na forma de contar sua história. Se Garland realmente assumir a direção, o filme pode ganhar um tom filosófico e visualmente ousado, algo que combina bem com o estilo do jogo e com o perfil artístico da A24.
Por ora, nenhuma das partes envolvidas comentou oficialmente o rumor. No entanto, o simples fato de nomes como A24 e Alex Garland estarem vinculados ao projeto já foi o suficiente para movimentar a comunidade de fãs. Com expectativas altas e uma mitologia complexa, Elden Ring tem potencial para se tornar não só mais uma adaptação de sucesso, mas talvez um marco no casamento entre games e cinema autoral.