Doutor Estranho 2 é para crianças? Entenda o motivo da classificação indicativa do filme

Doutor Estranho 2, uma das produções mais aguardadas pelo público em 2022 já está nos cinemas. O novo da Marvel chegou Brasil no dia 5 de maio, e recebeu classificação indicativa de recomendado para maiores de 14 anos. Entenda o porque e se vale assistir.

Qual a história de Multiverso da Loucura?

Além de uma continuação de Doutor Estranho (2016), o longa se passa depois dos eventos ocorridos em Vingadores: Ultimato (2019). Stephen Strange, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), é conhecido como um dos heróis que ajudaram a salvar a Terra do plano de Thanos… ainda que isto tenha causado alguns sacrifícios pessoais.

Contudo, nem todos tem o mesmo sentimento. Abalda por seu destino, Wanda Maximoff passa a utilizar o Darkhold, o livro proibido por conter magia das trevas para encontrar uma realidade onde ela possa ser feliz. Assumindo o codinome de Feiticeira Escarlate, a vingadora se coloca como a grande vilã da história.

É neste contexto que a Feiticeira passa a perseguir América Chavez (Xochitl Gomez), uma garota com poder de viajar entre mundos. A jovem por sua vez recorre à Strange para salva-la. Os dois se unem em uma jornada épica e sombria através do Multiverso Marvel.

Wanda Feiticeira Escarlate Doutor Estranho Avance Games
Wanda / Feiticeira Escarlate em Doutor Estranho 2 (Marvel)

Porque da classificação indicativa?

Indicado para maiores de 14 anos, Doutor Estranho 2 não é um filme recomendado para crianças pequenas. Ainda que não exista nenhuma cena explícita, a trama lida com uma boa quantidade de violência sugerida na atmosfera de terror.

Isto porque a nova aventura da Marvel tem a marca de um diretor experiente em filmes do gênero, Sam Raimi. Mais conhecido por ter dirigido uma das franquias do Homem-Aranha, de 2002 a 2007, ele esteve à frente dos três filmes estrelados por Tobey Maguire.

Contudo o primeiro longa-metragem de Raimi foi Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (Evil Dead), lançado em 1981. O filme conta a história de cinco amigos que viajam para uma cabana na floresta, onde, sem saber, liberam uma entidade demoníaca, e ganhou duas sequências: Uma Noite Alucinante 2 (1987) e Uma Noite Alucinante 3 (1992).

Doctor-Strange-2-Sam-Raimi-Evil-Dead-2-Avance-Games
Sam Raimi no set de Evil Dead 2 (1987)

No longa da Marvel, Raimi escolheu representar Wanda como uma bruxa, de fato. É através dela que temos alguns dos momentos mais intensos, inclusive com referências à Carrie, A Estranha e Samara / Sadako de O Chamado.

Então, ainda que não seja exatamente um filme de terror como um Invocação do Mal, espere alguns sustos (jump scare) e clima sombrio e até mesmo nojento em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Um outro olhar

Enquanto isso, no Estados Unidos, Doutor Estranho 2 recebeu a famosa classificação PG-13. Com exceção de produções que abusam de palavrões, como Deadpool, esta é a classificação padrão para outros “filmes de herói” e aventura. Contudo, nas redes sociais, muitos pais acharam a classificação branda:

Porém, como lembraram alguns usuários, o consenso é de que filme estaria ali na mesma prateleira de vários sucessos “para crianças”, mas que vão fundo no limite da violência, como por exemplo Gremlins e Indiana Jones e o Templo da Perdição.

Com o titulo original Doctor Strange in the Multiverse of Madness, este é o 28º filme do Universo Cinematográfico Marvel.

PUBLICIDADE

Leia também

Rebel Moon – Parte 2 | Sinopse, elenco, versão dublada e tudo para assistir ao filme de Zack Snyder

A sequência da saga de ficção científica Rebel Moon já está disponível para assistir na Netflix. A obra é mais uma criação do renomado...

Rebel Moon 2 está online para assistir, incluindo a opção dublado

O visionário está de volta! Rebel Moon 2 (Rebel Moon - Part Two: The Scargiver), dirigido pelo aclamado Zack Snyder, já está disponível para...

Fallout Temporada 2? Produtores falam o que esperar

Boas notícias! Agora está confirmada a temporada 2 da série Fallout, da Kilter Films, no Prime Video. A série estreou no Prime Video em...

Guerra Civil: Duração e tudo para assistir ao filme de 2024 com Wagner Moura

O filme Guerra Civil” acaba de estrear nos cinemas brasileiros. Já marcado por uma trilha de sucesso nos Estados Unidos, o suspense chega com...

One Piece Odyssey será lançado para Nintendo Switch

A Edição Deluxe de One Piece Odyssey teve seu trailer de lançamento revelado e está programada para chegar ao Nintendo Switch em 26 de julho de 2024. Este JRPG (jogo de interpretação de papéis japonês)...

Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2 | Quando assistir ao terror dublado no Brasil?

O filme Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2 é real e vai estrear nos cinemas nos cinemas brasileiros. E o mais impressionante é que o...