Xógum: Afinal, a série do Disney+ se baseia em uma história real? Entenda a verdade

Você já assistiu a Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Shōgun), a nova série do FX que está disponível para assistir no Disney+ e no Star+? Se você é fã de história, cultura e ação, essa série é para você. Mas você sabia que a trama é inspirada em fatos e personagens reais?

Neste artigo, vamos te contar quais são as bases históricas para essa série que retrata o Japão feudal do século XVII.

A saga de William Adams, o samurai inglês

A série é baseada no romance homônimo de James Clavell, publicado em 1975, que por sua vez se inspirou na vida de William Adams, um marinheiro inglês que chegou ao Japão em 1600 e se tornou o primeiro ocidental a receber o título de samurai .

Adams é o modelo para o personagem John Blackthorne (Cosmo Jarvis), o protagonista da série.

Adams fazia parte de uma expedição holandesa que buscava estabelecer rotas comerciais com o Oriente. Após enfrentar uma tempestade, ele e seus companheiros sobreviventes desembarcaram na ilha de Kyushu, onde foram capturados pelos japoneses. Adams impressionou o xógum Tokugawa Ieyasu, o governante militar do país, com seus conhecimentos náuticos e matemáticos, e se tornou seu conselheiro e amigo .

conheca-o-elenco-e-personagens-de-xogum-a-gloriosa-saga-do-japao-Cosmo Jarvis

Adams ajudou Ieyasu a construir navios, negociar com os estrangeiros e consolidar seu poder sobre os demais senhores feudais, os daimyos. Ele recebeu o nome de Miura Anjin, que significa “piloto de Miura”, uma península próxima a Tóquio, onde ele se estabeleceu. Ele também recebeu terras, uma espada e o privilégio de usar duas espadas, o símbolo dos samurais .

Adams nunca mais voltou à Inglaterra, apesar de ter mantido contato com sua família por cartas. Ele morreu em 1620, aos 55 anos, deixando uma esposa e dois filhos no Japão, além de uma esposa e dois filhos na Inglaterra . Sua história é considerada um exemplo de intercâmbio cultural e adaptação a uma sociedade diferente.

A ascensão de Tokugawa Ieyasu, o primeiro xógum

Outra figura histórica que inspirou a série foi Tokugawa Ieyasu, o fundador do xogunato Tokugawa, que governou o Japão de 1603 a 1868. Ieyasu é o modelo para o personagem Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada, o Scorpion dos cinemas), o daimyo de Kwanto, que disputa o controle do país com seus rivais.

Ieyasu nasceu em 1543, em uma época de guerra civil no Japão, conhecida como período Sengoku. Ele foi um dos principais aliados de Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi, os dois líderes que iniciaram a unificação do país sob um único governo.

conheca-o-elenco-e-personagens-de-xogum-a-gloriosa-saga-do-japao-avancegames
Hiroyuki Sanada é Yoshii Toranaga  (Disney)

Após a morte de Hideyoshi, em 1598, Ieyasu assumiu o controle do conselho dos regentes, que deveria governar em nome do filho de Hideyoshi, um menino de cinco anos.

Ieyasu entrou em conflito com os outros regentes, que o viam como uma ameaça. Em 1600, ele derrotou a coalizão de seus oponentes na batalha de Sekigahara, considerada a mais importante da história do Japão. Essa vitória lhe garantiu o domínio sobre todo o território japonês e o reconhecimento como xógum pelo imperador, em 1603 .

conheca-o-elenco-e-personagens-de-xogum-a-gloriosa-saga-do-japao
Hiroyuki Sanada é Yoshii Toranaga  (Disney)

Ieyasu estabeleceu uma dinastia que durou mais de 250 anos, e que ficou marcada pelo isolamento do Japão em relação ao resto do mundo, pela paz interna e pelo florescimento da cultura e das artes. Ele morreu em 1616, aos 73 anos, sendo venerado como um deus pelos seus descendentes . Sua história é considerada um exemplo de astúcia, liderança e visão política.

Uma série que mistura realidade e ficção

Desta forma, fica entendido que Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é uma série que mistura realidade e ficção, aproveitando-se de fatos e personagens reais para criar uma trama envolvente e épica. A série mostra a colisão de dois mundos diferentes, o ocidental e o oriental, e as consequências dessa interação para a história do Japão.

Hora de Assistir

A série tem 10 episódios, com cerca de uma hora de duração cada. Os dois primeiros foram lançados no dia 27 de fevereiro, e os demais, todas as terças-feiras, até o dia 24 de abril.

Você pode assistir à série no Disney+ ou no Star+, as plataformas de streaming da Disney que oferecem conteúdos variados para todos os gostos e idades.

Assista ao trailer completo da série e prepare-se para uma aventura inesquecível:

PUBLICIDADE

Leia também

Abigail: Sinopse, elenco classificação e tudo para assistir ao filme de terror

O terror Abigail já está disponível para assistir nos cinemas do Brasil. A trama gira em torno de uma bailarina de doze anos, filha...

Rebel Moon é baseado em qual jogo? Entenda a polêmica

Rebel Moon, a franquia de fantasia e ficção científica da Netflix dirigida por Zack Snyder já está disponível para assistir. Com visual impactante e...

Sword Art Online Last Recollection recebe último DLC

A Bandai Namco Entertainment America Inc. acaba de anunciar uma expansão inédita para o jogo SWORD ART ONLINE Last Recollection, trazendo uma seleção dos...

Rebel Moon – Parte 2 | Sinopse, elenco, versão dublada e tudo para assistir ao filme de Zack Snyder

A sequência da saga de ficção científica Rebel Moon já está disponível para assistir na Netflix. A obra é mais uma criação do renomado...

Rebel Moon 2 está online para assistir, incluindo a opção dublado

O visionário está de volta! Rebel Moon 2 (Rebel Moon - Part Two: The Scargiver), dirigido pelo aclamado Zack Snyder, já está disponível para...

Fallout Temporada 2? Produtores falam o que esperar

Boas notícias! Agora está confirmada a temporada 2 da série Fallout, da Kilter Films, no Prime Video. A série estreou no Prime Video em...