Placas de vídeo da série NVIDIA GeForce RTX 50 com unidades de saída de renderização (ROPs) reduzidas estão sendo revendidas como B-Stock por um varejista alemão. Segundo documentos obtidos, os modelos afetados incluem as RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070 Ti, que podem perder até 11% de desempenho em algumas aplicações.
O problema foi identificado em fevereiro, quando a NVIDIA admitiu que 0,5% do estoque apresentava essa falha e garantiu que os consumidores poderiam trocar as unidades defeituosas. No entanto, nem todas foram devolvidas à fabricante, e algumas agora aparecem em estoques de recondicionados.
Modelos vendidos pelo mesmo preço das versões sem defeito
A loja Alternate, na Alemanha, listou uma ZOTAC GeForce RTX 5090 SOLID OC com 168 ROPs ativos em vez dos 176 anunciados. O curioso é que o modelo B-Stock está sendo vendido pelo mesmo preço da versão regular: €2.899.
Outro modelo semelhante também foi listado pelo mesmo valor, enquanto uma terceira unidade, com danos na embalagem, custa um pouco menos: €2.799.
Diferente do período inicial de venda, quando os compradores puderam solicitar trocas, essas versões recondicionadas podem não ser elegíveis para substituição. No entanto, consumidores da União Europeia ainda têm o direito de devolução dentro do prazo legal.
Situação levanta dúvidas sobre mais placas afetadas
Embora a NVIDIA tenha garantido que nenhum modelo de notebook foi distribuído com esse problema, a venda de GPUs de desktop com defeito como B-Stock sugere que alguns varejistas optaram por não devolver as unidades à fabricante.
Até o momento, nenhuma outra RTX 50 B-Stock com ROPs reduzidos foi identificada no mercado. No entanto, esse caso levanta dúvidas sobre quantas unidades defeituosas ainda podem estar em circulação.