As novas placas GeForce RTX 50 Series são um verdadeiro monstro de desempenho, mas nem tudo são flores. Em uma reviravolta inesperada, a Nvidia decidiu abrir mão do suporte para aplicações CUDA de 32 bits, o que afeta diretamente alguns jogos mais antigos que usam PhysX.
A mudança foi notada por um usuário dos fóruns da Nvidia, MrEWhite, que percebeu que os efeitos de física em Borderlands 2 estavam rodando no processador ao invés da GPU RTX 50. Quando questionada, a Nvidia confirmou sem rodeios: “Esse é o comportamento esperado, já que aplicações CUDA de 32 bits foram depreciadas na série RTX 50.”
O problema? Jogos clássicos como Batman: Arkham City simplesmente não podem mais usar PhysX diretamente na GPU, algo que as gerações anteriores conseguiam fazer sem suar a camisa. A solução? Instalar uma GPU secundária só para rodar PhysX ou então aceitar que a CPU vai ter que dar conta do recado – o que, convenhamos, não é a melhor alternativa.
Aliás, um vídeo do canal Compusemble deixa bem claro o impacto dessa mudança. Mesmo em um sistema potente, com um Ryzen 7700X e uma RTX 4090, o desempenho despencou de 200 FPS para meros 40 FPS quando o PhysX foi processado pelo CPU. Ou seja, não é só uma questão técnica, mas uma diferença absurda na experiência de jogo.
A boa notícia é que isso não significa o fim do PhysX por completo. Jogos mais recentes, como Batman: Arkham Knight, que usam instruções de 64 bits, ainda rodam os efeitos sem problemas na RTX 50. Mas, sem dúvidas, essa mudança mostra como algumas tecnologias simplesmente ficam pelo caminho com o tempo – um destino que já vimos acontecer com outras APIs e motores gráficos.
PhysX pode não ser mais tão popular quanto há uma década, mas ainda tem seu charme. Quem jogou Red Faction: Guerilla sabe do que eu tô falando. A tecnologia sobrevive no Omniverse da Nvidia, mas para os fãs dos clássicos, a esperança agora fica nas mãos da comunidade. Quem sabe um mod ou até mesmo a IA não possa ajudar a resgatar esse suporte perdido?