Muitas foram as dúvidas a respeito da vilã interpretada por Famke Janssen (a Jean Grey de X-Men) no filme live-action de Saint Seiya. Por algum tempo, houve o boato de que a personagem seria uma versão da Marin. Contudo, não é nada disso. Entenda melhor quem é Guraad e como ela se conecta ao cânone de Os Cavaleiros do Zodíaco.
Versão Netflix
Vander Graad foi criado para a série em 3D Knights of The Zodiac da Netflix, onde sim, ele é um homem.
Graad, juntamente com Mitsumasa Kido, encontrou a bebê Atena junto ao ferido Aiolos de Sagitário. No entanto, impactado com a profecia de que a criança encaminharia a destruição do mundo, Vander decidiu que era necessário proteger a humanidade por conta própria, sem depender dos deuses.
Após minuciosa análise do braço direito da Armadura de Sagitário, Guraad desenvolveu os Cavaleiros Negros Robôs, convocando lutadores caídos, como Cassios, para pilotar essas armaduras mecânicas.
No desfecho da primeira temporada, veio à tona que Graad possuía uma máquina que sugava o cosmo para abastecer as armaduras dos Cavaleiros Negros, sendo derrotado por Seiya.
Contudo, pesquisando mais a mitologia de Saint Seiya e o arco dos Cavaleiros Negros, chegamos na “verdadeira” origem da vilã do filme.
Guraad no cânone de CDZ
As origens da Guraad do filme podem estar na verdade em um personagem criado por Masami Kurumada que passa batido até por pessoas que acompanharam o anime.
Jango (ジャンゴ), o líder dos Cavaleiros Negros no anime e mangá clássicos de Saint Seiya, é a inspiração para a criação do personagem Vander Graad em Knights of the Zodiac (Netflix).
Em sua versão original, Jango vinha da Ilha da Rainha da Morte, lugar considerada o inferno na Terra, liderando seus cavaleiros renegados.
No mangá, ele enfrentou Ikki de Fênix em uma batalha pela Armadura de Fênix, enquanto no anime, lutou novamente contra Ikki quando este voltou à ilha para derrotar os Cavaleiros Negros. Jango acabou sendo derrotado pelo Golpe Fantasma de Fênix.
Guraad no filme
Já no filme live-action, Wanda Guraad será a grande antagonista, interpretada por Famke Janssen. E sim, o personagem foi adaptado em uma mulher.
Na história, Guraad foi casada com Alman Kido (também uma versão do Mitsumasa) e ambos encontraram a bebê Atena com Aiolos.
Wanda e Alman a criaram, mas quando o poderoso e incontrolável cosmo de Saori se manifestou, um acidente feriu gravemente os dois braços dela. Por isso, Guraad está determinada a destruir Atena, acreditando que ela é uma ameaça.
Para substituir seus braços feridos, ela criou próteses mecânicas de alta tecnologia que são alimentadas com o cosmo da deusa.
Desta forma, vemos que existe uma ligação entre a versão do filme e a obra original de Kurumada.
O longa-metragem live-action de 2023, baseado em Os Cavaleiros do Zodíaco já está em exibição nos cinemas de todo o Brasil, em cópias dubladas e legendadas.