A Nvidia parece disposta a flexibilizar suas escolhas com a nova GeForce RTX 5060 Ti. De acordo com imagens divulgadas pelo site VideoCardz, quatro modelos da MSI foram flagrados usando não apenas o novo conector 12V-2×6, mas também o tradicional e bem mais comum conector de 8 pinos. Essa decisão marca um importante recuo em relação ao padrão adotado nas placas de vídeo mais robustas da série RTX 5000, como a RTX 5070, que obrigatoriamente usam a nova conexão.
Essa mudança é bem-vinda, especialmente para usuários que ainda utilizam fontes ATX 2.0 e não contam com cabos compatíveis com o padrão 12VHPWR ou sua versão atualizada. O temor de problemas com superaquecimento ou derretimento dos conectores — mesmo que raros — ainda assombra parte do público. Com a RTX 5060 Ti consumindo cerca de 180W, sendo 150W vindos do conector e os 30W restantes via slot PCIe, a volta do conector de 8 pinos parece uma decisão técnica segura e, acima de tudo, conveniente.
Além disso, todos os modelos observados da MSI apresentam interface PCIe 5.0 x8, em vez dos tradicionais 16 canais presentes em placas mais potentes. Embora isso possa preocupar usuários com placas-mãe mais antigas (PCIe 3.0, por exemplo), não deve haver perda perceptível de desempenho nas plataformas com suporte ao padrão Gen 4 ou superior. Isso porque a largura de banda do PCIe dobra a cada geração, e uma conexão x8 no Gen 5 oferece a mesma velocidade de uma x16 no Gen 4.
Em termos de especificações, a RTX 5060 Ti deve contar com o chip GB206 e 4.608 núcleos CUDA. Estão previstas duas versões: uma com 16GB de memória GDDR7 e outra com apenas 8GB. Ambas devem apresentar desempenho semelhante em jogos que exigem menos de 8GB de VRAM.
O mais importante aqui é que, se a MSI está se preparando para lançar versões com conectores de 8 pinos, é quase certo que a própria Nvidia autorizou a iniciativa. Isso abre caminho para que outras fabricantes também adotem soluções parecidas, oferecendo mais liberdade para quem quer atualizar sua placa de vídeo sem trocar a fonte de alimentação.