A NVIDIA tá no meio de mais uma polêmica, e dessa vez a GeForce RTX 5070 Ti entrou na roda. Depois da RTX 5090 ter sido flagrada com menos ROPs do que o especificado, agora é a vez da 5070 Ti apresentar o mesmo problema. E olha… não é pouca coisa.
RTX 5070 Ti chega ao mercado com menos ROPs do que deveria — e isso afeta o desempenho
Sim, é isso mesmo. Os rumores que começaram com a RTX 5090 agora se confirmam também na RTX 5070 Ti. Um usuário no Facebook divulgou um print do GPU-Z mostrando que a placa tem apenas 88 ROPs, ao invés dos 96 que a NVIDIA especificou oficialmente. Pode parecer um detalhe técnico insignificante, mas na prática, isso pode impactar diretamente no desempenho dos games.
A diferença? Uma redução de 8,4% na contagem de ROPs. E isso reflete em uma queda no Pixel Fillrate, que caiu de 287,7 GPixel/s para 223,7 GPixel/s na versão capada da RTX 5070 Ti. Com um boost clock um pouco maior, esse número sobe para 263,12 GPixel/s, ainda assim quase 9% menor do que deveria ser.
E a NVIDIA diz que o impacto é “só” 4%… será?
Oficialmente, a NVIDIA admite que algumas unidades das RTX 5090, 5090D e agora da RTX 5070 Ti estão saindo com especificações abaixo do prometido. O número estimado? Apenas 0,5% das placas fabricadas. Parece pouco, mas considerando a demanda e os volumes de produção, isso pode representar milhares de unidades rodando no mercado com desempenho abaixo do esperado.
O problema é que a empresa não informa claramente quais unidades têm esse downgrade. Ou seja, o consumidor paga o preço cheio e pode acabar levando uma versão “capada” sem nem saber. Com a escassez de estoque e os preços nas alturas, isso se torna ainda mais problemático.
No fim das contas, fica aquela velha questão: transparência onde?