A Netflix lançou recentemente em suas redes sociais o trailer do tão aguardado remake de Ranma ½, com estreia marcada para 5 de outubro. Este trailer é o mesmo que foi divulgado no Japão há algumas semanas, mas agora conta com dublagem em português, sugerindo que o elenco brasileiro original está de volta.
O remake de Ranma 1/2 foi uma das produções impactadas pelos vazamentos massivos que a Netflix enfrentou recentemente. De acordo com o serviço de streaming, a falha de segurança ocorreu em uma empresa parceira, sendo especulado que o grupo envolvido seja o Iyuno, especializado em localização e dublagem.
Ranma ½” é uma obra que tem grande importância na cultura pop japonesa, tendo sido publicada originalmente entre 1987 e 1996 na revista Shonen Sunday, da editora Shogakukan. A adaptação para animê, realizada pelo estúdio Deen, gerou uma série de TV, além de vários especiais, OVAs e filmes, que foram lançados principalmente entre 1989 e 1996, com um OVA adicional lançado em 2008.
No Brasil, o animê foi exibido pela primeira vez em 2006, no Cartoon Network, durante o bloco Toonami, com cortes e edições. Posteriormente, em 2007, foi ao ar sem cortes no bloco Otacraze da PlayTV, que tinha sinal aberto, mas limitado. O anime chegou a ser anunciado pela Loading em 2020, mas nunca entrou na grade de exibição.
Quanto ao mangá, houve duas publicações no Brasil. A primeira, pela editora Animangá em 1998, foi incompleta e lançada em formato americano, com leitura ocidental. A segunda publicação veio pela editora JBC, que trouxe a obra completa no formato original, a partir de 2009.
Diferente do remake de “Urusei Yatsura”, que contou com um novo elenco japonês, o remake de Ranma 1/2 trará muitas das vozes originais de volta. A direção está a cargo de Konosuke Uda, famoso por seu trabalho em One Piece até o fim da saga de Alabasta, e também pelos filmes de 2003 e 2006. O argumento é assinado por Kimiko Ueno, conhecida por “Dungeon Meshi”.
Com a nostalgia e a volta do elenco original, o remake de “Ranma ½” tem tudo para conquistar tanto os fãs antigos quanto uma nova geração de espectadores.