Dirigido por Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas, aguardado novo longa da Searchlight Pictures, está em cartaz nos cinemas nacionais. Com uma grande recepção da crítica, o filme conta com um elenco estrelado, com nomes como Emma Stone, Willem Dafoe, Mark Ruffalo, Ramy Youssef, entre outros.
Pobres Criaturas conta a incrível história de Bella Baxter (Emma Stone), uma moça que é ressuscitada pelo genial e incomum cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Sob os cuidados de Baxter, Bella está ávida por aprender. Querendo saber mais sobre o mundo, Bella escapa com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado esperto e sarcástico, para uma viagem por diversos continentes. Sem se importar com os preconceitos de seu tempo, Bella se dedica à sua missão de promover a igualdade e a liberdade.
O filme chegou aos cinemas brasileiros com renome após ganhar, até agora, dois Globos de Ouro, nas categorias Melhor Filme de Musical ou Comédia e Melhor Atriz em Musical ou Comédia (Emma Stone), além de impressionantes onze indicações ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem e Cabelo.
O êxito em premiações e públicos se deve muito, também, ao excelente elenco e seus personagens singulares. Saiba mais abaixo:
Emma Stone como Bella Baxter
Emma Stone é a estrela de Pobres Criaturas – filme que também produziu – ao interpretar a singular Bella Baxter, personagem que lhe garantiu o Globo de Ouro 2024 de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e a indicação ao Oscar de Melhor Atriz – troféu que, aliás, conquistou sete anos antes por seu trabalho em La La Land: Cantando Estações (2016).
Em sua trajetória, não é a primeira vez que Emma Stone trabalha com Yorgos Lanthimos. A atriz norte-americana encarnou Abigail no filme A Favorita (2018) do cineasta grego. Outros êxitos de sua carreira incluem O Espetacular Homem-Aranha (2012), O Espetacular Homem-Aranha II (2014), Cruella (2021).
Em Pobres Criaturas, sua personagem Bella Baxter é uma mulher que retorna à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe) por meio de um experimento pós suicídio. O público segue, então, Bella conhecendo a vida e explorando o mundo, seus desejos e seu próprio corpo, enquanto busca revelar os mistérios por trás de seu passado.
Uma parte extremamente importante da história de Bella é sua sexualidade. Sua personagem nunca foi ensinada de que há algo de errado em aproveitar o sexo ou a liberdade de fazer o que quiser quando quiser. Ela está tão completamente viva e curiosa que toda experiência humana é fascinante para ela. Porém, com a libertação das restrições sociais, vem também o retorno a uma visão encantada e infantil do mundo.
Sobre interpretar Bella Baxter, Emma Stone diz: “Eu estava tão animada e assustada pelos motivos certos. Bella não tem nenhuma vergonha ou trauma, ou mesmo uma história de fundo. Ela não foi criada por uma sociedade que está colocando esses limites nas mulheres. Isso pode ser incrivelmente libertador. Bella tira coisas dos homens que encontra, das mulheres que encontra, do ambiente em que está, do que está comendo. Ela é como uma esponja”.
Willem Dafoe como Dr. Godwin Baxter
Com uma trajetória consagrada, Willem Dafoe faz parte do elenco de Pobres Criaturas como Dr. Godwin Baxter, o encarregado de trazer Bella Baxter de volta a vida. O ator norte-americano começou no mercado cinematográfico nos anos 80, participando de grandes sucessos como Psicopata Americano (2000), Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004), O Grande Hotel Budapeste (2014), O Farol (2019), Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), entre muitos outros. Em 2018, também estrelou o filme No Portal da Eternidade, personagem que lhe garantiu uma indicação ao Oscar do ano seguinte.
Em Pobres Criaturas, Godwin Baxter é um cientista genial, traumatizado e solitário que quer levar sua ciência e sua arte até onde for possível, sem uma preocupação com as regras da sociedade. Quando traz Bella de volta à vida, ela se torna mais do que apenas um experimento para ele.
“Baxter não amou antes, mas acho que ele acidentalmente ama Bella, cuida dela profundamente e vê algo de si mesmo nela. Há uma inteligência, curiosidade e vivacidade em Bella que ele talvez gostaria de poder explorar em si mesmo”, diz Emma Stone sobre o personagem de Willem Dafoe. “Eles são pai e filha, cientista e experimentador, e até almas gêmeas de certa forma, embora não
No filme, o relacionamento dos dois chega a um ponto de crise quando Bella decide sair de casa e explorar o mundo com Duncan Wedderburn, interpretado por Mark Ruffalo. “Em um certo momento, Bella percebe que tem que sair para o mundo”, explica Dafoe. “Ele tem que deixá-la ir e isso parte o coração dele”, completa o ator.
Mark Ruffalo como Duncan Wedderburn
ndicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu personagem em Pobres Criaturas, Mark Ruffalo interpreta o mulherengo Duncan Weddeburn no longa. O personagem é o responsável por tirar Bella do lar do Dr. Godwin e mostrar o mundo a ela.
Conhecido por interpretar O Incrível Hulk, nas produções da Marvel Studios, o ator já foi indicado três outras vezes ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante pelos seus papéis em Minhas Mães e Meu Pai (2010), Foxcatcher (2013) e Spotlight – Segredos Revelados (2015). Além disso, participou de outros sucessos como De Repente 30 (2004), Zodíaco (2007) e Ilha do Medo (2010).
Com uma personalidade egocêntrico e narcisista, Duncan viaja pelo mundo com Bella e é o primeiro homem a aflorar a sexualidade da personagem. “Para mim, Duncan encarna a masculinidade tóxica. Ele é controlador, inseguro e tem uma mentalidade profundamente masculina alfa”, conta Emma Stone. “O fato de ele ser interpretado por Mark é mais brilhante na parte de Yorgos. Você não esperaria ver alguém tão espirituoso e sensível como Mark interpretar esse tipo de pessoa e ele faz isso tão brilhantemente. Foi chocante vê-lo entrar nesses reinos,”, completa a atriz.
Após estar com muitas moças diferentes ao longo de sua vida, quando Duncan inesperadamente se apaixona por Bella, isso acaba destruindo-o. “Ela seria a mulher perfeita para ele, se ele simplesmente a deixasse ser ela mesma”, explica Mark Ruffalo sobre seu personagem. “Ela é rebelde, brinca e faz com que ele sinta alguma coisa, mas a necessidade dele de controlar mata a relação. Por trás de todo narcisista furioso há uma pessoa vulnerável realmente quebrada e Bella apenas o termina de quebrá-lo.”
Ramy Youssef como Max McCandles
De descendência egípcia, Ramy Youssef é um ator e comediante, responsável por interpretar Max McCandles, aluno e assistente do Dr. Godwin Baxter.
Com uma ainda curta carreira no cinema, Youssef atuou no longa Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot (2018) e dublou o personagem Safi em Wish: O Poder dos Desejos (2023), a mais nova animação da Walt Disney Animation Studios.
Na televisão, protagoniza desde 2019 a série de humor Ramy, pela qual venceu o Globo de Ouro® de Melhor Ator em Comédia ou Musical, em 2020. Além disso, participou de outras produções como Mr. Robot e The Bear.
Max McCandles, seu personagem em Pobres Criaturas, é um aluno dedicado e um admirador do Dr. Godwin, que vê na oferta de ajudar o cientista uma oportunidade de deslanchar em sua carreira. Ao ser encarregado de cuidar de Bella, McCandles vê uma paixão se aflorar pela inocência da protagonista. “Ele é um personagem cuja bússola moral muda quando ele encontra Baxter e Bella. Ele se torna mais humano ao longo do filme e enxerga Bella por quem ela é e a apoia”, conta Ramy Youssef sobre seu personagem.
Também fazem parte do elenco de Pobres Criaturas outros nomes como Margaret Qualley, Christopher Abbott e Jerrod Carmichael. Baseado no livro de Alasdair Gray, o roteiro foi escrito por Tony McNamara, fazendo desta a segunda colaboração entre Lanthimos e McNamara. Já a produção do filme fica por conta de de Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos e Emma Stone.
Pobres Criaturas está em cartaz nos cinemas.