Um dos maiores destaques do PlayStation 5 é o seu controle, o DualSense. O dispositivo é capaz de simular diversas sensações, como andar sobre diferentes superfícies (tipo gelo ou areia) e responder de forma única dependendo da arma utilizada. Por exemplo, em Deathloop, próximo game da Arkane Studios, o gatilho será travado caso o mesmo ocorra no jogo.
Porém, uma limitação antiga em controles, especialmente para quem está acostumado a jogar em teclados, é a pouca quantidade de botões. Muitos desenvolvedores acabam colocando várias funções num mesmo botão. Em games como Red Dead Redemption 2, isso pode ser bem problemático.
A Sony já tentou implementar algumas tecnologias que pudessem remediar isso. O Sixaxis, controle original do PS3, adicionava sensor de movimento, enquanto o DualShock 4 acrescentou um touchpad similar ao visto em laptops. Ambas ainda estão presentes, mas pouco utilizadas e definitivamente não substituem a comodidade de um bom e velho botão extra.
No ano passado, a Sony lançou um periférico que adiciona dois botões na parte trazeira do DualShock 4, que podem ser configurados com diferentes funções. O dispositivo infelizmente não é compatível com o DualSense.
Mas no último dia 4, a empresa conseguiu registrar a patente de um periférico quase idêntico, só que agora para o controle do PS5. Não há data para o início da produção e venda do produto, mas não deve demorar muito. Confira:
Em setembro do ano passado, a Sony negou que o controle teria botões traseiros. Até parece que iam perder a oportunidade de vender isso separadamente.